Páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Visita do cardeal Parolin à Rússia: a primeira de um Secretario de Estado depois de 18 anos

Hoje o encontro com o numero dois do Patriarcado, amanha com o patriarca Kirill, e quarta-feira com o Presidente Putin

Monastero Danilov (Fto. Wikicommons MOCKBA08)
Monastero Danilo, Sede Do Patriarcado Ortodoxo Russo (Fto. Wikicommons MOCKBA08)
(ZENIT – Cidade do Vaticano, Abr. 2017).- O Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, teve nesta segunda-feira em Moscou, um encontro com o Metropolita Hilarion de Volokolamsk, Presidente do Departamento para as Relações Externas do Patriarcado.

Assim iniciou oficialmente no Mosteiro de Danilovsky, sede do Patriarcado de Moscou, a visita do Cardeal Parolin à Rússia, a primeira de um Secretário de Estado do Vaticano em 18 anos.
Na terça-feira esta previsto o encontro do Cardeal Parolin com o Patriarca Kirill, e também com com o Ministro do exterior Russo, Serghei Lavrov. Na quarta-feira, terá lugar o encontro com o Presidente Putin. Parolin vai concluir a viagem na Rússia o 24 de agosto, quando regressará a Roma.
A Radio Vaticano indicou que o clima descontraído marcou o encontro entre o Cardeal Parolin, o numero dos do Patriarcado, o Metropolita Hilarion, e o membro do Secretariado para as relações inter-cristãs do Patriarcado, Aleksei Dikarev.
O Purpurado felicitou o Metropolita Hilarion, pelos 30 anos de ordenação sacerdotal, e disse que “a ordenação sacerdotal para mim foi o momento mais belo da minha vida”.
O Cardeal italiano está acompanhado pelo Núncio Apostólico em Moscou, Dom Celestino Migliore, e por Dom Visvaldas Kulbokas, Conselheiro da Nunciatura.
O Metropolita, por sua vez, que havia encontrado Parolin pela última vez em dezembro, acolheu o Secretário de Estado recordando “com gratidão os esforços conjuntos para preparar o encontro entre o Patriarca e o Papa em Havana” realizado no 2016. E expressou o desejo de que “o impulso que aquele encontro deu às nossas relações, terá um ulterior desdobramento”.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário