Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O Cardeal Parolin na Rússia: “Preservar a liberdade religiosa em qualquer Estado do mundo”

Encontro em Moscovo com o Ministro do Exterior russo Sergei Lavrov. Amanhã será com o presidente Putin

Na Coletiva De Imprensa
(ZENIT – Roma, 22 Ago. 2017).- O Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, teve um encontro na manhã desta terça-feira em Moscou, com o Ministro do Exterior russo Sergei Lavrov.
“Estou honrado e emocionado em estar aqui com vocês e de encontrar amanhã o Presidente Vladimir Putin em Sochi”, disse o Cardeal Parolin na abertura do encontro.
E indicou que “esta é uma ocasião propícia para verificar e consolidar as nossas relações bilaterais, que são de alto nível e por isto gostaria de expressar minha satisfação. O diálogo se realiza em altos níveis, como as consultas políticas tradicionais entre vice-ministros, que se ouvem com regularidade”.
Por sua parte o Ministro do Exterior russo disse: “Estamos felizes por este encontro, afirmou. É a primeira visita na Federação Russa neste século de um Secretário de Estado vaticano”.
“As nossas relações cresceram, chegando a níveis mais elevados. Além disso, estão se desenvolvendo as relações entre as Igrejas, como testemunha o encontro entre o Pontífice e o Patriarca Kirill”, indicou Sergei Lavrov, precisando que “A Rússia e o Vaticano têm pontos de vista próximos sobre a crise global e sobre os temas de paz, da justiça social e dos valores familiares”.
O cardeal Secretário de Estado, na coletiva conjunta com Sergei Lavrov, após a primeira parte do encontro entre ambos declarou: “Vim a Moscou para fazer-me intérprete junto a meus interlocutores da solicitude do Papa Francisco seja pela situação bilateral entre a Santa Sé e a Federação Russa, seja pelas questões e as preocupações no âmbito internacional”.
Também ofereceu a oportunidade para discutir sobre questões concretas com relação à vida da Igreja católica na Federação Russa, entre as quais “aquelas dificuldades que ainda permanecem acerca dos vistos de permanência para trabalho, para os religiosos não russos, e a restituição de algumas igrejas que se tornam necessárias para o cuidado pastoral dos católicos no país”.
O Purpurado pediu soluções justas e duradouras “para os conflitos que afligem, em particular, o Oriente Médio, a Ucrânia, e várias outras regiões do mundo”.
Precisando que não pode identificar-se com nenhuma das posições políticas, mas “dever de ater-se rigorosamente aos grandes princípios do direito internacional, cujo respeito é imprescindível tanto para proteger a ordem e a paz mundial, quanto para a recuperação de uma sadia atmosfera de respeito recíproco nas relações internacionais”.
O Cardeal italiano indicou na declaração que “A Santa Sé mantém constante preocupação no sentido de que seja preservada a liberdade religiosa em todo e qualquer Estado e em qualquer situação política”. Em particular a situação dos cristãos no Oriente Médio e na África, assim como a situação na Síria e na Ucrânia.
Sobre o encontro entre o Cardeal Parolin e o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, na quarta-feira, 23, em Sochi, a Sala de Imprensa do Kremlim antecipou que nos colóquios se falará também das “questões-chave das relações interestatais russo-vaticanas, incluídos os campos político e cultural-humanitário”.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário