Páginas

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Escutismo: D. Manuel Clemente visitou acampamento nacional

Foto: CNE
Cardeal-patriarca elogiou «vitalidade e criatividade» do movimento

Idanha-a-Nova, 01 ago 2017 (Ecclesia) - O cardeal-patriarca de Lisboa visitou hoje o 23.º ACANAC, que decorre até domingo no Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, reunindo mais de 21 mil participantes.
Em declarações à equipa de comunicação do ACANAC, enviadas à Agência ECCLESIA, D. Manuel Clemente disse que se sente “em casa” junto dos escuteiros desde 1964, quando entrou no movimento.
“O escutismo católico, costumo dizer, é a Igreja acampada, é um ótimo ambiente para todos nós continuarmos a crescer”, realçou.
O cardeal-patriarca falou num momento de “reencontro” marcado pela “vitalidade e criatividade” do escutismo.
D. Manuel Clemente elogiou a “envolvência espiritual” deste movimento, que deve ser valorizada na Igreja Católica como “aprendizagem do que é ser cristão”, em comunidade.
O cardeal-patriarca de Lisboa esteve em Idanha-a-Nova um dia após a visita de cerca de oito horas do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, numa homenagem ao escutismo católico português.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa considerou que este é um reconhecimento “justíssimo”, sustentando “não existe em Portugal movimento que englobe crianças, jovens e adultos em tão grande número como o Corpo Nacional de Escutas”.
D. Manuel Clemente esteve no espaço do acampamento e na nova Capela do CNAE, onde recitou a oração do ângelus e deixou uma mensagem no livro de honra, informa o Patriarcado de Lisboa.
O 23.º acampamento nacional está a mobilizar escuteiros de todo o território de Portugal e mais nove países, entre eles a Nigéria e Israel.
‘Abraça o Futuro’ é o lema do acampamento que pretende “ativar” as crianças, jovens e adultos do movimento “para a defesa da casa comum”.
A cerimónia oficial de abertura de campo, na última noite, contou com a visita inédita de uma imagem da Virgem Peregrina de Fátima.
O Corpo Nacional de Escutas informa que o Santuário de Fátima ofereceu uma imagem que vai ficar em permanência na Capela do CNAE.
OC

in


Sem comentários:

Enviar um comentário