Páginas

sábado, 4 de janeiro de 2025

Ano Internacional das Cooperativas

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Além do Jubileu, 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, convocado pela Organização das Nações Unidas. No primeiro sábado de 2025, o programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública (6h00), debruçou-se sobre esta proposta, numa conversa da jornalista Lígia Silveira com Manuel Tereso, da direção da FENACHE – Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica.

O responsável considera que a convocação deste ano pode “sensibilizar” a população para respostas sociais, mas importa formar novas gerações para este modelo de organização social. “O Estado não faz, o setor privado não faz. As cooperativas muitas vezes atuam exatamente como retaguarda para aquilo que a sociedade no seu todo, em termos privado e em termos público, não faz e, portanto, há que dar dignidade e visibilidade ao setor para maior apoio a estas estruturas”, afirmou Manuel Tereso.

O bispo de Aveiro escreveu uma nota pastoral para a Peregrinação Diocesana a Fátima, agendada para 8 de março, afirmando que os desafios que se apresentam à Igreja “requerem uma identidade cristã mais pessoal e comunitária”. D. António Moiteiro pede também aos diocesanos que disponham a sua vida para que caminhada até a Fátima “seja um tempo de graça e de misericórdia”.

O padre Domingos Areais, professor de Sagrada Escritura, foi o responsável por comentar as leituras do Domingo da Epifania, no Programa Ecclesia, esta sexta-feira, ligando-as ao Ano Santo 2025 e explicando que os “magos são peregrinos”, “o protótipo dos buscadores de Deus”, à procura de sinais.

Por Setúbal, a Comissão Diocesana Justiça e Paz considera que “seria muito útil e adequado serem retomadas” as assembleias diocesanas que funcionaram nos primeiros anos desta diocese, após reflexão sobre o documento final do Sínodo dos Bispos. O organismo “deseja viver numa Igreja Sinodal”, onde “todos os batizados se sintam membros ativos”.

Amanhã, o Jubileu 2025 está no centro do programa Ecclesia (Antena 1, 06h00). O convidado padre José Luís Costa, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária em Portugal, considera que este deve promover uma mudança “cultural” na relação com os presos, assumindo a intenção de assinalar o Ano Santo com “pórticos de esperança”. Uma conversa a não perder.

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Ainda no domingo, mas mais tarde, pelas 17h35, o programa 70×7 chega à antena da RTP2, apresentando uma entrevista ao novo coordenador do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, a partir do farol de Aveiro, o mais alto de Portugal. Pedro Carvalho fala sobre o desafio de assumir a tempo inteiro a função que lhe foi confiada e lança o olhar para o futuro.

Desejo-lhe um ótimo sábado, 
Leonor João 

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário