Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Rumo ao Jubileu – Passo 3

Olá bom dia!

Há um destaque se impõe, no dia de hoje: vai decorrer a terceira catequese preparatória do Jubileu 2025! Depois de D. Rui Valério, em Lisboa, D. Virgílio Antunes, em Coimbra, será D. José Ornelas que, a partir do Mosteiro das Irmãs Clarissas de Monte Real, propõe a terceira catequese de preparação do Ano Jubilar, sobre “A Oração de Jesus”. Caso possa estar presente, ótimo; se tal não for possível, acompanhe através da transmissão em direto que a Agência ECCLESIA faz de todas estas catequeses, rumo ao Jubileu.

Das notícias de hoje, destaque para o início das comemorações dos 50 anos da criação da Diocese de Santarém e da Diocese de Setúbal. Um tema que vamos continuar a acompanhar nos próximos dias (e também nos próximos meses...)

Agora, uma problemática que a todos tem de preocupar: é necessário investir nos cuidados paliativos. A diretora do Instituto Bioética da Universidade Católica Portuguesa pede o apoio do Estado e da Segurança Social neste campo.

“É urgente criar respostas para as pessoas que estão a viver em intenso sofrimento humano e não podem aguardar por amplos processos burocráticos de referenciação que tantas vezes se concretizam apenas nos dias que antecedem a sua morte”, refere Mara de Sousa Freitas, num comentário enviado hoje à Agência ECCLESIA após a publicação do ‘Relatório de Outono 2023’ do Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP).

estudo do OPCP, divulgado esta terça-feira, revela que, entre o ano de 2018 e 2022, a rede nacional de cuidados paliativos oferece principalmente cuidados generalistas, “longe da desejada diferenciação especializada”.

Ao longo do dia de hoje, destaque-se também o início de um projeto cheio de generosidade: «Vem para o Meio» é o nome do projeto do Santuário de Fátima que, em articulação com o Silenciosos Operários da Cruz, oferece um tempo de férias para as famílias de pessoas com deficiência. É a 16ª edição deste projeto que decorre em seis turnos semanais, entre o período de 17 de julho a 9 de setembro. A este propósito, vale a pena ouvir o testemunho da irmã Marta Couto, presença e ajuda constante, nesta iniciativa.

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário