Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Bispos na Venezuela pedem «processo de verificação das atas» das eleições presidenciais

“Unimos as nossas vozes às de todos aqueles dentro e fora da Venezuela que exigem um processo de verificação das atas de escrutínio, no qual participem ativa e plenamente todos os atores políticos envolvidos”, escreve a presidência da Conferência Episcopal Venezuelana, num comunicado oficial pós-eleições.

Os bispos católicos da Venezuela consideram que as eleições presidenciais, deste domingo, dia 28 de julho, foram caracterizadas “pela participação massiva, ativa e cívica de todos os venezuelanos”.

Esta segunda-feira, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou oficialmente Nicolás Maduro como presidente do país sul-americano, para um novo mandato de seis anos, e nove países latino-americanos pediram uma “revisão completa” dos resultados eleitorais - o Observatório Venezuelano de Conflitos informou que registou 187 protestos em 20 Estados.

Por estes dias assinalamos o ano que passou da realização da Jornada Mundial da juventude Lisboa 2023, com histórias de quem esteve na multidão de jovens que naqueles dias de agosto inundou o nosso país e a capital.

Daniel Junho nasceu no Brasil, tem 34 anos, reside no Porto, e é um dos de milhares de jovens que há um ano participou na JMJ Lisboa 2023, uma experiência que lhe permitiu estabelecer amizades e inserir-se na paróquia.

“Foi fenomenal poder vivenciar essa maneira de viver a Igreja diferente, essa maneira mais portuguesa em si, com todas as suas culturas e as diferenças entre todos. Porque para Lisboa, fui junto com jovens do Porto e Vila Nova de Gaia e toda a diocese do Porto. E lá encontramos pessoas de outras regiões de Portugal, de outras regiões do mundo todo. Então, foi incrível essa diversidade cultural que eu pude presenciar e vivenciar. Foi totalmente diferente do que eu vivenciei em 2013”, descreve, recordando a JMJ no Brasil, a primeira do Papa Francisco.

A herança da JMJ e a sinodalidade estão de mãos dadas, em Setúbal e o bispo da diocese está a promover encontros sinodais, na Casa Episcopal, com jovens das setes vigararias de Setúbal para escutar, durante uma refeição, o que “têm para dizer, o que são as suas urgências” e “as suas necessidades”.

“Estes jovens fizeram uma caminhada, sinodal também. Quando eu cheguei, entregaram-me um documento resumo daquilo que eram as suas expectativas, mas agora faltava ir para além do papel, faltava estar com eles, olhos nos olhos, coração a coração. E encontrou-se esta dinâmica, que é uma dinâmica muito Jesus Cristo, que é à volta da mesa”, afirmou D. Américo Aguiar.

Escutámos ainda as prioridades que o novo superior provincial dos Espiritanos em Portugal  indicou para os próximos anos: a presença junto “dos mais pobres e dos mais frágeis”, através do Centro Padre Alves Correia, e a “aposta crescente” na pastoral juvenil e vocacional são prioridades da congregação para os próximos anos.

O padre Hugo Ventura destaca que a Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal faz um “trabalho muito especial, muito individualizado, no sentido de valorizar cada uma destas pessoas” no Centro Padre Alves Correia, promovendo a formação, por exemplo, de português, “na linha da preparação para a integração no mundo do trabalho”, ou no acesso “à habitação, à escola, com dignidade e com qualidade”.

No portal de informação da Agencia Ecclesia encontra mais conteúdos para ler, ver e ouvir!

Uma boa quarta-feira e boas férias se for o caso!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário