Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Ética da IA para a Paz

Foto: Vatican Media

Este foi o tema que reuniu na cidade japonesa de Hiroshima, líderes religiosos para a assinatura de um apelo conjunto em favor de um uso ético da inteligência artificial (IA), em favor da paz. Francisco enviou uma mensagem na qual apelou à proibição de armas letais autónomas. O Papa sublinha que “a inteligência artificial e a paz são duas questões de extrema importância”, recordando o seu discurso perante os líderes políticos do G7, a 14 de junho, onde defendeu que “nenhuma máquina, em caso algum, deveria ter a possibilidade de optar por tirar a vida a um ser humano”.
O documento visa “fomentar uma abordagem ética da IA e promover um sentido de responsabilidade entre organizações, governos, empresas multinacionais de tecnologia e instituições, a fim de moldar um futuro em que a inovação digital e o progresso tecnológico sirvam o génio e a criatividade humanos, preservando e respeitando a dignidade de cada indivíduo, bem como a do planeta”.

“Peregrinos da Alegria” é o tema da Peregrinação Diocesana de Acólitos da Diocese de Angra que hoje começa. Até dia 13 de julho, percorrerá lugares da Ilha de S. Jorge como os Rosais e o Topo. A iniciativa que conta com 114 acólitos inscritos, das ilhas São Miguel, Terceira, Pico, Faial e São Jorge, conclui com uma Eucaristia, presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.

Em Lisboa, a sede da «Brotéria», acolhe a exposição «Rémiges cansadas». “Este é mais um passo no caminho que tem sido percorrido para trazer à luz a obra e vida do poeta Daniel Faria. É uma exposição que parte do poema-objeto “O País de Deus”, nunca antes tornado público, encerrando a tríade de exposições do artista Samuel Silva em torno da sua poesia”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

Mais a norte, a Comissão Justiça e Paz da Diocese de Bragança-Miranda organiza hoje um colóquio sobre «Justiça e Paz nas empresas». Pelas 21h00, no auditório Paulo Quintela, na cidade de Bragança, o padre Octávio Sobrinho Alves falará sobre a «Doutrina social da Igreja nas empresas» e o docente João Teixeira desenvolverá uma reflexão sobre as «Novas perspetivas sobre a Gestão de Recursos Humanos: Do princípio da felicidade organizacional ao employer branding/employee experience», pode ler-se na nota que divulga o evento.

Na RTP2, pelas 14h00 o programa Ecclesia olha o documento de trabalho da segunda sessão do Sínodo que reflete sobre a sinodalidade na Igreja.  Alfreda Ferreira da Fonseca comenta este documento que irá orientar os trabalhos sinodais no mês de outubro.

Tenha um grande dia

Henrique Matos


 

www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário