Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

O Portugal que sai dos votos

Olá bom dia!

No rescaldo de uma noite eleitoral, com resultados positivos ou negativos, previstos ou surpreendentes, sucedem-se as análises ao Portugal que sai dos votos: as que examinam a composição do Parlamento, ficam para quem se ocupa desses estudos; as que não esquecem o quotidiano dos portugueses, as potencialidades e os problemas a resolver, pertencem a cada cidadã e cada a cidadão. Porque o voto não esgota a participação na construção da democracia: ela acontece todos os dias. 

Agora, as notícias deste domingo: o Papa deixou votos de paz às famílias do Extremo Oriente, que vivem as festividades do Ano Novo Lunar, celebrado a 1 de fevereiro, ainda em contexto de pandemia.

“Muitas famílias, infelizmente, não conseguirão reunir-se este ano, por causa da pandemia. Espero que em breve possamos superar esta prova”, afirmou.

O embaixador cessante de Portugal junto da Santa Sé afirmou que a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, vai ser um “bom sinal de esperança” para uma sociedade que procura sair das dificuldades da pandemia.

“Vejo aqui um desejo imenso de retomar a normalidade e poder realizar as Jornadas Mundiais da Juventude – esse reencontro dos jovens com o Papa em grande massa – poder realizar-se efetivamente, e ser um bom sinal de esperança”, assinala António de Almeida Lima, convidado da entrevista semanal Ecclesia/Renascença, emitida ao domingo.

Este domingo, os programas que partilhamos consigo – Ecclesia e 70x7 - foram os dois madrugadores: na Antena 1, sobre o tema da sinodalidade, e na RTP2, com o essencial da apresentação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial as Comunicações Sociais. Eles estão disponíveis no nosso portal de notícias, em agencia.ecclesia.pt

Ao longo deste dia, fique atento às notícias que vamos publicar sobre a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Évora e a passagem para a Diocese de Portalegre-Castelo Branco, que a reportagem da Agência Ecclesia acompanhou, assim como às histórias que partilhamos consigo sobre mulheres e homens que optam pela Vida Consagrada, no programa Ecclesia na rádio, na Antena 1 (22h45), e na RTP2 (15h00).

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário