Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2022

D. José Ornelas é o novo bispo de Leiria-Fátima

Bom dia e paz e bem!

O Papa Francisco nomeou D. José Ornelas como bispo da Diocese de Leiria-Fátima. A informação oficial foi publicada esta sexta-feira pela Santa Sé.

“Com verdadeira emoção, alegria e esperança que saúdo toda a Igreja de Leiria-Fátima”

O novo responsável, de 68 anos, estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo.

“É uma grande alegria que levo no coração: foi um privilégio muito grande ter conhecido esta diocese, ter vivido aqui, ter sido Igreja aqui, com esta gente, com este povo, com esta Igreja que é Setúbal desde as suas origens”, referiu D. José Ornelas, que “não esperava nada por esta mudança”, à Agência ECCLESIA.

Com a nova nomeação, chegou também a informação que o Papa aceitou o pedido de resignação apresentado pelo cardeal D. António Marto como bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

“Ao aproximar-se a idade que o direito canónico estabelece como limite destas funções e consciente também de maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da Diocese e do Santuário de Fátima, apresentei ao Santo Padre o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese, quando completei 74 anos.” 

O Papa Francisco recebeu esta sexta-feira o Consórcio internacional dos Media católico «Fact-checking Católico» e propôs aos profissionais da comunicação trabalharem “juntos pela verdade”.

“Se for necessário combater as ‘fake news’, as pessoas devem sempre ser respeitadas porque muitas vezes aderem inconscientemente a elas”.

Francisco lembrou que o serviço pela verdade quer “favorecer a comunhão” e promover “o bem de todos”, sem “isolar, dividir ou opor”.

Hoje é o dia de reflexão, antes das eleições, e vale a pena fazer campanha mas contra a abstenção: Como a psiquiatra Margarida Neto, da Associação dos Médicos Católicos, que apelou à participação dos portugueses e a Confederação Portuguesa do Voluntariado que incentiva que “ninguém se abstenha”.

Votos de um bom fim de semana. Um excelente sábado e melhor domingo, de participação ativa na sociedade.

Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário