Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Clareza e participação

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa apelou ontem à participação dos cidadãos nas eleições legislativas de 30 de janeiro, pedindo “clareza” aos partidos políticos, quanto às propostas para o país.
“Tendo em conta o processo eleitoral em curso, o Conselho apela à participação democrática dos cidadãos no ato eleitoral do próximo dia 30 e pede aos partidos políticos que apresentem com clareza as suas propostas quanto aos grandes problemas da sociedade”, assinala o comunicado conclusivo do encontro deste organismo, que decorreu por via digital.
O Conselho Permanente reforçou ainda o seu apelo em favor da “importância da vacinação para todos os cidadãos contra a Covid-19” e ao “cuidado reforçado em relação às medidas de proteção nos espaços litúrgicos, tais como o distanciamento previsto nas normas, a higienização e o uso de máscara”.

Também a Federação Portuguesa pela Vida tinha já defendido uma «cultura política» de respeito pela dignidade humana quando os portugueses se preparam para mais um ato eleitoral. Num manifesto ontem divulgado, este organismo apela a que as eleições legislativas do dia 30 de janeiro sejam a “afirmação de uma cultura política de respeito pela vida e dignidade humanas”.
O comunicado lembra que vida humana “é inviolável” e deve ser reconhecida desde o momento da conceção até à morte natural”, pelo que a sua proteção “implica sempre” o reconhecimento da dignidade humana”.
A federação destaca também que a comunidade familiar é “elemento fundamental e estruturante da sociedade”, sustentando que, nos últimos anos, “têm sido postas em causa as liberdades de educação”.

Esta tarde, o Centro de Reflexão Cristã, em Lisboa, promove um colóquio sobre a «A vida pública dos católicos». A reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e o comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Pedro Adão e Silva, são os oradores do encontro que se realiza na Galeria Fernando Pessoa do Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.
Na iniciativa vão ser respeitadas as normas da DGS, nomeadamente, relativa à lotação da sala e ao uso obrigatório de máscara.

Pelas 15h00 na RTP2 oportunidade para acompanhar no programa Ecclesia, os 75 anos da presença entre nós dos sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Em estúdio vai estar o superior provincial em Portugal, padre João Nélio Pereira. 
Mais tarde, a edição rádio do programa Ecclesia passa pela Antena1 quando forem 22h45.

Tenha um grande dia

Henrique Matos


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário