Páginas

domingo, 5 de maio de 2019

O que é uma conferência episcopal?

Bom dia, nesta segunda-feira que parece menos dura numa semana em que contamos com um feriado.
A Conferência Episcopal Portuguesa não tem direito a descanso, na sua Assembleia Plenária de primavera: desde a proteção de menores às próximas europeias, muitos são os temas que pode acompanhar, a partir desta tarde.
Muitas são já as notícias sobre este encontro, mas talvez seja melhor começar pelo mais básico: a Conferência Episcopal Portuguesa não é o mesmo que a Igreja Católica em Portugal; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.
Mais fundamental ainda: raramente a Conferência Episcopal legisla com obrigação de acatamento em todas as dioceses. Para isso, além da aprovação em Assembleia Plenária ao menos por dois terços dos membros de pleno direito, exige-se a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.

Notas deste domingo: o apelo do Papa no Vaticano, em favor dos refugiados na Líbia, e a homilia de D. Rui Valério, que foi missionário da misericórdia, no dia da Divina Misericórdia.
(Imagens do conflito na Líbia)
Hoje é o dia de uma grande santa, Catarina de Sena, co-padroeira da Europa. Deixo aqui a sugestão de leitura da catequese que o Papa Bento XVI lhe dedicou, em 2010: https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20101124.html
O programa ECCLESIA regressa à sua companhia pelas 15h00, na RTP2, e às 22h45, na Antena 1 da rádio pública. Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário