Páginas

domingo, 19 de maio de 2019

Papa a fazer pontes

Bom dia e boa semana!
O Papa Francisco continua determinado em fazer pontes, em dialogar com outras culturas e religiões, em fazer do cristianismo uma proposta de unidade e de construção de paz. É esse o programa da sua presença durante dois dias na Bulgária e 10 horas na Macedónia do Norte. Este domingo, Francisco esteve com a comunidade católica búlgara, menos de 1% da população, rezou diante do túmulo de São Cirilo e São Metódio, “evangelizadores dos povos eslavos”, apelou ao diálogo entre Igrejas cristãs e entre religiões a partir do exemplo da Bulgária, um país que faz pontes entre o Ocidente e o Oriente
Esta segunda-feira, o Papa faz uma visita privada a um campo de refugiados em Sófia, desloca-se a Rakovski, o principal centro católico do país, e regressa à capital búlgara para uma oração pela paz numa cidade onde é possível encontrar, a poucos metros de distância, a catedral ortodoxa, a catedral católica, a grande mesquita e a sinagoga. De Sófia, o Papa segue para a Macedónia do Norte, esta terça-feira, para uma viagem de 10 horas centrada na figura de Santa Teresa de Calcutá, natural de Skopje, capital do país. Um programa intenso, que a Agência ECCLESIA acompanha nestes três dias.
Sabe quem ganhou o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem? A Diocese de Vila Real, com a música «Gerou-se em Mim». O festival foi um dos momentos altos do Fátima Jovem, que decorreu este sábado e domingo, e terminou com um apelo de D. Joaquim Mendes: “Vamos pôr-nos a caminho desde agora, de Fátima, em direção à JMJ 2022, fazendo do Fátima Jovem 2019 um momento forte de comunhão eclesial, de celebração da fé, de festa e de alegria, que nos ponha em missão”. Fica o desafio!
A respeito do Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, uma informação: nestes dias, vai poder ouvir as 14 músicas concorrentes e ver as apresentações feitas por cada grupo! Esteja atento ao canal YouTube da Agência Ecclesia.
Está a decorrer a Semana de Oração pelas Vocações e é esse o tema para a entrevista emitida hoje no programa Ecclesia, na RTP2, às 15h00, com o padre José Alfredo. Depois, na Antena 1, pelas 22h45, continuamos a evocar o Dia da Mãe. Sim, foi este domingo que se assinalou, mas vamos partilhar com quem nos ouve o projeto “Ajuda de Berço”. É por ele que muitas crianças podem ter uma mãe, mesmo sabendo que «ninguém é mãe de substituição». É a convicção de Sandra Anastácio, diretora da “Ajuda de Berço”, que guiou a reportagem da Agência ECCLESIA.
Votos de um ótima semana!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário