Páginas

domingo, 12 de maio de 2019

Digitalização do trabalho ou do trabalhador?

Bom dia!
Foi um feriado cheio de sol e descanso? Por certo que sim! E na defesa dos trabalhadores e do trabalho, um direito dos cidadãos que tem de ser cada vez mais cuidado por todos, empregados e empregadores! Sobretudo nas novas circunstâncias em que acontece!...
Neste 1º de maio, a Agência ECCLESIA quis prestar atenção às novas formas de trabalho, aquele que dispensa uma estrutura empresarial que gere recursos, necessidades, bens e serviços e coloca o prestador de um serviço em contacto direto com a pessoa que dele precisa. Tanto quando procura um transporte para o bairro vizinho como uma viagem intercontinental, um arranjo doméstico ou uma pizza. É o trabalho 4.0, que dispensa um entreposto comercial para se servir, de forma fácil e rápida, a partir de uma aplicação, de um toque num ecrã... Basta um clique!
Uma maravilha? Sim, há maravilhas, muitas maravilhas! Mas há também questões a cuidar nesse novo mundo do trabalho, como a proteção social do trabalhador, o descanso, as férias, o cuidado pessoal e familiar em caso de doença.... A LOC/MMTC e a JOC alertam para essa justiça laboral  e a ACEGE lembra outras respostas a dar diante da emergência de um novo enquadramento laboral: a conciliação família/trabalho.
No Vaticano, o Papa lembrou também o 1º de maio, dia de São José Operário, e denunciou a "tragédia mundial do desemprego".
Por cá, foi notícia, esta quarta-feira, a nomeação do historiador José Mattoso para o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, da Igreja Católica em Portugal, reconhecendo um “pensador original da construção da identidade nacional, insigne professor universitário, diretor de altas instituições de arquivo e pesquisa, irradiante homem de espiritualidade cristã e de ação cívico-cultural - de algum modo culminante na publicação do seu fascinante livro Levantar o Céu".
Obrigado professor José Mattoso pela luz com que vai iluminando a sociedade portuguesa!
Acontecimentos destes dias, que acompanhamos permanentemente no portal da Agência ECCLESIA.
Desejo-lhe uma ótima jornada!
Paulo Rocha  

Sem comentários:

Enviar um comentário