Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a festa começa com a eucaristia, às 15h00, na Sé de Beja, e uma sessão solene, às 17h00, no salão do Centro Pastoral do Seminário de Beja.
Na sessão, Maria Luísa Falcão (irmã do bispo) dará também um testemunho e o padre José Maria Afonso Coelho profere uma conferência sobre os traços da personalidade de D. Manuel Falcão ao serviço da Igreja de Beja e em Portugal.
Estas intervenções serão intercaladas com a intervenção do Coro do Carmo de Beja.
No evento comemorativo vai ser inaugurada uma exposição com objetos pessoais de D. Manuel Falcão e apresentado um “pequeno filme sobre a vida e obra” deste bispo que nasceu a 10 de novembro de 1922, na freguesia de São Mamede, Lisboa.
Este bispo serviu a Diocese de Beja durante 24 anos, primeiro como coadjutor entre 1975 a 1980, e depois como diocesano, entre 1980 e 1999, onde realizou “um enorme trabalho tanto na criação de meios económicos, como na renovação, à luz do Concílio Vaticano II, das estruturas e dos Serviços Diocesanos, através dos Planos e Programas Pastorais, no fomento da atividade missionária, da renovação da pastoral vocacional e na formação de agentes para que a diocese pudesse levar a bom porto a sua missão de construção do Reino de Deus em terras do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral”, lê-se.
O homenageado faleceu no dia 21 de fevereiro de 2012.
LFS
Sem comentários:
Enviar um comentário