Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2022

O crime «degradante» do tráfico de pessoas


Foto: Agência ECCLESIA/OC

Assim foi descrita ontem, em Fátima, a exploração de pessoas que são privadas da sua liberdade e dignidade. Ao longo desta semana decorre naquela cidade, a terceira assembleia geral da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração.
A irmã Júlia Bacelar, da Comissão de Apoio às Vítimas do Tráfico de Pessoas, das congregações religiosas em Portugal, sublinhou na sua intervenção que as vítimas “esperam a ajuda necessária para quebrar as suas cadeias, que são múltiplas, complexas e sofisticadas”.
A religiosa da Congregação das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento falou do tráfico como um “grave atentado aos Direitos Humanos” e um fenómeno “transnacional”. Em causa uma “escravatura moderna” que toca setores como a agricultura, exploração sexual, desporto ou até o trabalho doméstico.

«A vida de Jesus» dá título à biografia escrita por Andrea Tornielli e comentada pelo Papa Francisco, que chega hoje às livrarias pela Editora «Dom Quixote».
Andrea Tornielli é diretor editorial dos media do Vaticano junto do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, neste livro, apresenta um relato da vida de Jesus de Nazaré baseado “em estudos históricos que procura manter a proximidade e a simplicidade do testemunho proporcionado pelos discípulos nos Evangelhos”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Instituto Superior de Teologia de Évora celebra hoje o seu dia, com várias atividades que vão decorrer no Fórum Eugénio de Almeida naquela cidade e na Igreja de Santo Antão.
O ISTE, foi fundado no dia 15 de novembro de 1977 e tem como patrono Santo Alberto Magno. O cónego Silvestre Ourives Marques fará uma oração de sapiência com o tema «Povo de Deus, conhece-te a ti mesmo e vive o que és», realça uma nota divulgada por esta escola superior de teologia.

Na RTP2, pelas 15h00, o programa Ecclesia olha o Dia Mundial da Juventude que se assinala no próximo domingo nas dioceses. Em estúdio vai estar o Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário