Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

250 anos a celebrar em Beja

Trata-se de um convite para que fique atento ao longo do próximo ano, mas esta iniciativa vai ser apresentada esta tarde, por D. João Marcos, bispo de Beja, que à Ecclesia destacou a importância de se celebrar a fé neste território, reconhecendo uma “história difícil e dramática” mas que importa assinalar junto do povo.
O programa de celebrações é apresentado hoje na Sé da diocese, e hoje mesmo quem ali se deslocar poderá assistir a um concerto do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, inseirido no projeto «Música nas Catedrais».
Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do seu Coro, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte.
No dia seguinte esta iniciativa desloca-se para a Sé de Elvas, arquidiocese de Évora.
O Santuário de Santo Cristo dos Milagres está a celebrar 60 anos e hoje encerra um Colóquio sobre “O culto ao Santo Cristo e ao Espírito Santo no Povo Açoriano”, que conta com a presença de D. Carlos Azevedo, historiador e delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano.
A Agência Ecclesia vai ainda dar-lhe eco do curso de verão, promovido pelo santuário de Fátima, centrado na figura do pastorinho São Francisco Marto.
O historiador Fernando Rosas esteve no primeiro dia para analisar o contexto nacional em que as aparições aconteceram.
Mais logo pode acompanhar a atualidade informativa que lhe trazemos no programa Ecclesia na RTP2, excecionalmente a ser emitido pelas 12h20, e mais tarde, na antena 1, acompanhe o investimento que as dioceses fazem no seu inventário, preservando e impulsionando o diálogo da história com o presente.
Mas temos mais para si no portal de informação da agencia. Encontramo-nos lá?


Sem comentários:

Enviar um comentário