Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Newsletter nº 21 - Setembro 2016





 

Boletim Informativo


Setembro 2016



JUNTA DE FREGUESIA REQUALIFICA NOVA HABITAÇÃO PARA RENDA SOCIAL
A Junta de Freguesia, com a consciência que um dos maiores problemas da Freguesia continua a ser a falta de habitações disponíveis para arrendamento, tem vindo a transformar alguns dos seus antigos armazéns em pequenas unidades de habitação. Desta vez, foi o momento de transformar o armazém das ferramentas, sito na Rua Luís de Camões, em Azinheira dos Barros, numa casa com dois quartos, casa de banho e uma cozinha e sala amplas. O investimento, totalmente suportado pela Junta de Freguesia, será recuperado com o pagamento da renda mensal, e permitirá a fixação de um casal jovem na aldeia. Partilhamos uma nota final com a nossa preocupação em contar com a parceria da Câmara Municipal de Grândola que, mais uma vez, informou não estar disponível para colaborar neste projeto, tal como em tantos outros que vamos levando por diante.

CONCLUSÃO DO CALCETAMENTO DA AVENIDA FREDERIC VELGE, NO LOUSAL
No passado mês de Agosto, a Junta de Freguesia iniciou a obra de colocação de lancil na Avenida Frederic Velge, o que permitirá avançar com a colocação de calçada até ao Jardim Central. Nesta obra, está prevista ainda a construção de um pequeno parque de estacionamento, de serventia a quem visita a Galeria Waldemar, um acesso de emergência para o olival do Bairro das Oliveiras e ainda a possibilidade de se avançar para a requalificação da barreira do Nicho de Santa Bárbara. Recorde-se que são cerca de 100 metros lineares de calçada ainda por concluir, o que exigirá um grande esforço financeiro por parte da Junta de Freguesia.



REQUALIFICAÇÃO DE CALÇADAS EM TODA A FREGUESIA
Em Agosto, e graças ao acolhimento de um calceteiro profissional, ao projeto de requalificação de calçadas em toda a Freguesia, substituindo zonas mais degradadas de lancil e zonas mais danificadas de calçada. Desta forma, já nos foi possível concluir a requalificação de toda a calçada do Jardim Central, parte da Rua Luís de Camões, parte da Rua Dr. Jacinto Nunes e frente da Casa Mortuária. Para a fase seguinte, estão incluídos trabalhos em toda a zona central do Lousal, incluindo o calcetamento da zona junto ao antigo posto médico, o novo acesso ao campo de futebol da Rua 25 de Abril, o acesso ao Museu Mineiro e parte da Rua 25 de Abril.




LIMPEZA DOS MONUMENTO MEGALÍTICOS
Numa parceria que se estabeleceu há alguns anos entre a Junta de Freguesia e o CCV Lousal, foi possível limpar os principais monumentos megalíticos da Freguesia. Assim, com a mão de obra da Junta de Freguesia e o apoio técnico do CCV, nomeadamente do Arqueólogo Nuno Inácio, conseguimos garantir que estes monumentos são visitáveis durante todo o ano, com o cuidado que é exigido. Fica o nosso agradecimento a toda a equipa do CCV, especialmente ao Arqueólogo Nuno Inácio, que se especializou no património do nosso concelho.



LIMPEZA DE BERMAS, E OUTROS...O QUE FALTA DELEGAR NAS JUNTAS DE FREGUESIA?
Em 2015 a Câmara Municipal de Grândola resolveu proceder a uma revisão de todos os Protocolos de Competências com as Juntas de Freguesia. Se o fez porque a lei o obrigava, também o fez porque há muitos anos que era necessário corrigir erros de equilíbrio. Concordámos, e continuamos a defender que os protocolos devem ser de revisão anual.
No entanto, há um conjunto de matérias que continuam a não ficar incluídas nos Protocolos, senão vejamos:

1. Parques Infantis – Nesta Freguesia os Parques Infantis continuam a ser da responsabilidade da Câmara Municipal. Resultado: os espaços não são pintados, os brinquedos não são consertados, o conserto de um sistema de rega demora até 3 meses.
2. Limpeza de bermas – A Câmara não delegou a limpeza de bermas, porque considerava que era capaz de a fazer. Resultado: só a fez por metade e não delegou na Junta de Freguesia essa responsabilidade. Ainda assim, a Junta procedeu à limpeza das bermas porque era grave demais.
3. Pintura de espaços públicos – No Lousal são várias as áreas de pintura regular, como pontões, muros de suporte, entre outros que foram construídos pela Mina e que agora são propriedade do Município. Resultado: a Câmara Municipal é do entendimento que não devem ser pintados, não os delegando e nunca respondendo aos apelos da Junta de Freguesia. Ainda assim, todos os anos voltamos a pintar todos estes espaços, por ser demasiado mau para a comunidade.
4. Contratos Programas – em todos os concelhos que conhecemos, as Câmara Municipais desenvolvem com as Freguesias contratos programa que permitem a construção de pequenas obras, tais como calçadas, passeios, jardins, requalificação de edifícios, entre outros. Este Município entende que não o deve fazer. Porque? Não sabemos, mas era importante que o fizessem.


AZINHEIRA DOS BARROS PREPARA-SE PARA HOMENAGEAR DR. JOSÉ PEREIRA BARRADAS
Ao longo dos séculos várias foram as personalidades que nascidas em Azinheira dos Barros marcaram e ajudaram a transformar o nosso concelho e a nossa região. Nascido a 30 de Julho de 1906, em Azinheira dos Barros, José Pereira Barradas era o mais velho de 4 irmãos, filhos de António Pereira Barradas e Custódia Maria da Cruz. A família Pereira Barradas havia-se fixado na aldeia no séc. XVIII, onde adquiriu riqueza e se tornou proprietária da então Herdade dos Bairros, uma das maiores e mais produtivas da região. Ao contrário dos irmãos, optou por seguir a carreira académica, tendo-se licenciado em Direito, o que acabaria por ser determinante para abdicar da herança nas terras a favor de cada um dos irmãos. Cedo se fixou em Grândola, primeiro como Conservador do Registo Civil, que acumularia com as funções de Juiz do Julgado Municipal, tendo depois passado a Conservador quando o Registo Predial e o Civil se fundiram. Quando António Inácio da Cruz, já doente, lhe manifesta o desejo de lhe legar todo o seu património, José Pereira Barradas, recusa e sugere a criação de uma Fundação que gerisse a herança a favor de Grândola. Foi ainda por sua influência que foi adquirido o prédio onde vivera Jacinto Nunes para ali fixar os Paços do Concelho, tendo sido ele próprio que emprestou 50 contos à Câmara Municipal de Grândola para adquirir o prédio. Faleceria em Grândola, a 1 de Março de 1970, sendo reconhecida a importância do seu vulto com a atribuição do seu nome à rua onde hoje se localizam os Paços do Concelho.
Por estas razões, e tantas outras, a Junta de Freguesia dá inicio a um projeto de Homenagem Pública a Dr. José Pereira Barradas, transformando toda a envolvente dos antigos Tanques Públicos num jardim que terá o seu nome, convidando a que todos se associem nesta Homenagem, colaborando da forma como assim o entenderem para que nos seja possível concluir a obra tão breve quanto possível.

AINDA SE LEMBRA?


NICHO SANTA BÁRBARA - LOUSAL


RETIRADA DE POSTES DE MÉDIA TENSAO DO NUCLEO URBANO DE AZINHEIRA DOS BARROS


REQUALIFICAÇÃO TRASEIRAS RUA 25 ABRIL - LOUSAL


PAVIMENTAÇÃO NO BAIRRO DA DIREÇÃO - LOUSAL


O POVO EXIGE, A JUNTA REIVINDICA

SUBSTITUIÇÃO SINALETICA - INICIO ESTRADA VISO


RECUPERAÇAO ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA DO LOUSAL




Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.


Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Delegação no Lousal
Bairro do Barranquinho, 7570 - 006, Azinheira dos Barros
Tel: 269 508 184 Fax: 269 508 359




 

Sem comentários:

Enviar um comentário