Páginas

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Papa em Santa Marta: “Não aos rígidos de vida dupla”

Muitos na Igreja caíram na tentação da rigidez. Alguns são honestos, rezar para que o Senhor os ajude a crescer no caminho da mansidão

PHOTO.VA
(ZENIT – Ciudad del Vaticano, 5 Maio 2017).- O Papa Francisco na homilia da missa celebrada esta sexta-feira na capela da Casa Santa Marta fez uma advertência: também hoje, na Igreja, existem pessoas que usam a rigidez para encobrir os próprios pecados.
Comentando a Primeira Leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos, o Pontífice falou sobre a figura de São Paulo que, de rígido perseguidor, se tornou manso e paciente anunciador do Evangelho.
“A primeira vez que aparece o nome de Saulo – observou Francisco – é na lapidação de Estevão”. Saulo era um “jovem, rígido, idealista” e estava “convencido” da rigidez da Lei.
Era rígido, comentou o Papa, mas “era honesto”. Ao invés, Jesus “teve que condenar os rígidos que não eram honestos” Eles “são os rígidos de vida dupla: se mostram belos, honestos, mas quando ninguém os vê, fazem coisas feias”.
Ao invés, penso em muitos jovens que caíram na tentação da rigidez, hoje, na Igreja. Alguns são honestos, são bons, devemos rezar para que o Senhor os ajude a crescer no caminho da mansidão”.
Francisco prosseguiu dizendo que outras pessoas “usa a rigidez para encobrir as fraquezas, pecados, doenças de personalidade e usam a rigidez” para se afirmar sobre os outros.
Saulo então vai a Damasco para capturar os cristãos e conduzi-los prisioneiros a Jerusalém. E no caminho há o encontro “com outro homem que fala com uma linguagem de mansidão: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’”.
“Este é o caminho do cristão: ir avante pelos vestígios que Jesus deixou, vestígios da pregação, do sofrimento, da Cruz, da ressurreição. Peçamos a Saulo, hoje, de modo especial pelos rígidos que existem na Igreja; pelos rígidos-honestos como ele, que têm zelo, mas erram. E pelos rígidos hipócritas, os de vida dupla, aqueles aos quais Jesus dizia: ‘Façam o que dizem, mas não o que fazem’. Hoje, rezemos pelos rígidos”.
(Fonte: Radio Vaticano)
in



Sem comentários:

Enviar um comentário