Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Não desistir de quem sofre

Bom dia, boa sexta-feira para si, nesta reta final de primavera

A celebração do Corpo de Deus aconteceu uma semana depois de nova aprovação, pelo Parlamento, da legalização da eutanásia em Portugal e o tema esteve na reflexão de D. Manuel Clemente com um apelo à responsabilidade: “Ninguém desistirá de viver se nós todos, pessoal e comunitariamente, não desistirmos de quem sofre”.

O mesmo cardeal-patriarca vai presidir hoje, às 10h30, no Convento de São Domingos de Benfica, à celebração do Dia da Consciência lembrando a figura de Aristides Sousa Mendes.

Ainda por cá, as dinâmicas do Sínodo convocado pelo Papa Francisco e a preparação para a JMJ Lisboa 2023 continuam a marcar a agenda eclesial.

Voltando ao início desta mensagem, duas notícias que sublinham o esforço da Igreja Católica em não abandonar quem sofre: o fundo de solidariedade do Papa ajudou a dar vida a projetos sociais e de evangelização, em 67 países, no ano de 2021; no mesmo ano, a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre viu os seus benfeitores bater recordes de donativos, também em Portugal, apesar de se viverem ainda os efeitos da pandemia. Um exemplo de generosidade.
Já sabe que temos encontro marcado para as 15h00, na RTP2, numa nova emissão do Programa ECCLESIA.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário