Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Sem parar


Bom dia a si que nos acompanha nesta segunda-feira de Carnaval. Hoje há muito para ler, ver e ouvir, aproveite!
No Vaticano, é apresentada a mensagem do Papa para a Quaresma 2020. Pelas 11h30 de Roma (menos uma em Lisboa) é apresentado o texto que vai inspirar a preparação dos católicos para a Páscoa, tem como tema ‘Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus’, partindo de uma passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios.

Por cá, na RTP2, pelas 15h00, entrevistamos o missionário português D. Diamantino Antunes, bispo de Tete, em Moçambique, que fala da sua experiência neste território e ainda de um processo que acompanha de perto: a canonização dos “Mártires de Guiúa”, um grupo de mais de 20 catequistas e seus familiares assassinados a 22 de março de 1992.
Na Antena 1, pelas 22h45, falamos de uma atividade que marca os dias de muitos universitários: a Missão País - que este ano mobiliza 3377 missionários, de 55 faculdades portuguesas.

De domingo, destaco o último adeus a D. Ilídio Leandro, bispo emérito de Viseu. Quem o conheceu, recorda um homem bom e inspirador. Que descanse em paz.

O drama da Síria parece não ter fim e foi um Papa visivelmente emocionado que recordou esta tragédia, na cidade italiana de Bari. Francisco foi este domingo junto ao Mediterrâneo para encerrar um encontro de bispos católicos com olhar sobre paz, migrações e diálogo entre religiões, tendo alertado para os perigos dos discursos populistas e a retórica do choque de civilizações.
A iniciativa encerrou-se com a celebração da Missa, onde o Papa proferiu uma homilia muito bonita, que pode inspirá-lo para o resto do dia.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo




Sem comentários:

Enviar um comentário