Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2020

D. Ilídio Leandro: uma memória entre muitas


Bom domingo, “gordo” no ambiente carnavalesco!
Domingo é sempre o Dia da Páscoa. E este por mais uma razão: lembra a passagem de D. Ilídio Leandro para a vida definitiva e é de homenagem pelo que foi e pelo que continua a representar, para Viseu e para todo o país.

Cada vez que falo em D. Ilídio Leandro, recordo uma entrevista onde ele, entre perguntas e respostas, pediu a demissão. Sim! Foi a única vez que me aconteceu e, também por isso, marcou. O antigo bispo de Viseu ocupava um cargo a nível nacional, na Igreja Católica em Portugal, não sentia que estavam reunidas condições para o levar por diante com dignidade e qualidade e, por isso, “bateu com a porta”. Recordo este momento não com a memória de alguém que desiste, mas com a coragem de quem não está agarrado a cargos e não abdica da competência pessoal e coletiva na execução de qualquer serviço, também os eclesiais.

Das notícias deste sábado, destaque para o início da XXXV de Estudos da Vida Consagrada e do desafio da ecologia para os mosteiros e conventos da atualidade. No Porto, os resultados da partilha quaresmal serão para ajudar pessoas em situação de sem-abrigo; e na Diocese de Leiria-Fátima para a Tete, em Moçambique.

Destaque também para a beatificação próxima de Carlo Acutis, o jovem informático que viu reconhecido um milagre por sua intercessão.

Este domingo, o Papa vai a Bari (Itália), onde estão bispos da Europa, Ásia e África para falar sobre as migrações. Uma deslocação que vamos acompanhar, na Agência ECCLESIA, assim como as cerimónias fúnebres de D. Ilídio Leandro, em Viseu.
Votos de um ótimo domingo!
Paulo Rocha




Sem comentários:

Enviar um comentário