Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Direito à família

Bom dia!

«Porque é que um direito fundamental, que é o direito à família, não é igual para todos?». A questão é da vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, que esteve esta quinta-feira no Programa ECCLESIA, na RTP2, a comentar a nova lei dos estrangeiros. Maria do Rosário Carneiro contestou a distinção entre imigrantes no acesso ao reagrupamento familiar com base na condição económica.

“Nós temos várias categorias discriminatórias ou suscetíveis à discriminação. É agora introduzida mais uma que já não tem tanto a ver nem com a origem nem com a cor, mas tem a ver com a condição económica. Ou com a condição de formação. É um bocadinho perturbador e eu diria que é um equilíbrio muito relativo”, afirmou. A responsável tem dúvidas que esta lei respeite “todos os valores fundacionais da igualdade”.

A reportagem da Agência ECCLESIA esteve no Convento dos Padres Marianos da Imaculada Conceição em Balsamão, em Macedo de Cavaleiros, na Diocese de Bragança-Miranda, e conheceu o projeto de integração de migrantes e refugiados que esta casa promove. “Mais do que abrigo, é capacidade de acolher, de integrar e de ajudar a encontrar horizontes de vida, horizontes de esperança”, afirmou o superior do convento, padre Eduardo Novo.

A portuguesa Alexandra Martins, de 16 anos, esteve com o Papa, depois de ter vencido a categoria ‘Desporto e Esperança’, do concurso internacional de fotografia do Ano Santo 2025, do Dicastério para a Cultura e a Educação. O encontro com Leão XIV, a 24 de setembro, na audiência geral, no Vaticano, foi um dos prémios que a jovem ganhou, uma experiência que a fotógrafa recorda e que pode ler aqui.

Hoje, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Igreja Católica, vai plantar um sobreiro no ‘Borgo [bairro] Laudato Si’, da residência pontifícia de Castel Gandolfo, em nome dos jovens portugueses que participaram no Jubileu. O organismo indica que o “gesto simboliza a continuidade da semente lançada em Lisboa e representa um sinal concreto de cuidado pela Casa Comum”.

Na véspera do Dia de São Francisco de Assis, a 4 de outubro, data em que se conclui o Tempo da Criação, o Programa ECCLESIA desta tarde, pelas 15h, na RTP2, recebe frei António Martins, provincial dos Capuchinhos e presidente da Família Franciscana Portuguesa, que faz o comentário bíblico a partir da liturgia de domingo.

Desejo-lhe uma ótima sexta-feira!

Leonor João

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário