Páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso

Bom dia, paz e bem!!

Hoje (22 de junho), é o Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso. E vai ser um dia animado na Assembleia da República.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, visita o Centro de Diálogo Internacional (KAICIID) - organização intergovernamental que promove a paz e a compreensão através do diálogo inter-religioso e intercultural -, de manhã, e, pelas 15h00, o Parlamento aprecia um voto de saudação por este Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso.

A partir das 19h00, a Assembleia da República recebe o lançamento do Relatório Internacional sobre Liberdade Religiosa no Mundo 2023, da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Destaque para o testemunho do padre Bernard Adukwu, missionário espiritano, que vai falar sobre a realidade do seu país natal, a Nigéria, onde há forças que “querem apagar a presença cristã”. A fundação pontifícia alerta que, nos últimos tempos, a Nigéria transformou-se num dos países “mais perigosos de África para a comunidade cristã”.

Esta vai ser a 16ª edição do relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre publica – em inglês, francês, alemão, italiano, português e espanhol - de dois em dois anos.

Esta madrugada, pouco depois da meia-noite, o Programa ECCLESIA na rádio Antena 1 recebeu o Frei Tibério Zilio, pároco São Maximiliano Kolbe Vale de Chelas e de Santa Beatriz da Silva (Lisboa), que destacou a generosidade dos jovens na construção do ser comunidade.

Já o Programa ECCLESIA, na RTP2, esta quinta-feira, começa mais tarde, a partir das 16h37, segundo a programação da televisão pública, após os Jogos Europeus 2023.

Em www.agencia.ecclesia.pt também encontra notícias sobre as Jornadas Pastorais do Episcopado, dedicadas ao tema ‘JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa’, que reuniram cerca de 100 participantes, entre bispos, sacerdotes, consagrados, leigos e jovens, no início da semana em Fátima; e sobre a 207.ª Assembleia Plenária Extraordinária da CEP, os bispos e responsáveis do Vaticano discutiram a articulação no tratamento de casos de abusos sexuais.

Votos de uma boa quinta-feira, vivida com liberdade religiosa e em Diálogo Inter-religioso.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário