Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

É hora do amor social

O apelo do Papa, no Vaticano, foi ontem no sentido de uma justa distribuição das futuras vacinas contra a Covid-19, lamentando os aproveitamentos políticos e económicos da pandemia. “Infelizmente, estamos a testemunhar o surgimento de interesses partidários" disse o Papa, "há quem queira apropriar-se de possíveis soluções, como no caso das vacinas, para depois as vender a outros”, afirmou ontem Francisco, na audiência pública semanal que reuniu centenas de pessoas no Pátio de São Dâmaso. A intervenção do Papa centrou-se no conceito de “amor social” e na importância da ação política na resposta à crise, realçando que o coronavírus mostrou que o “verdadeiro bem para todos é um bem comum”. “É hora de aumentar o nosso amor social”, apelou Francisco na ocasião.


Foto Arlindo Homem/AE

Ao início da noite, chegou ainda a mensagem vídeo do Cardeal D. António Marto na qual manifestava “serenidade, gratidão e confiança para tranquilizar todos os colaboradores e peregrinos” do Santuário de Fátima. Reconhecendo o trabalho importante realizado pelos colaboradores, o bispo da diocese afirmou que “o Santuário tudo fará para ser a solução e nunca um problema”.


Foto: Seminário de Leiria

Agentes da pastoral juvenil, vocacional, universitária e familiar, vão estar reunidos, a partir de hoje, numa ação de formação sobre «planificação pastoral». A iniciativa decorre no Seminário de Leiria e é promovida pela Comissão Episcopal do Laicado e Família. Orientada pelo padre Michal Vojtás, Salesiano eslovaco. A equipa organizadora pertence ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, para quem o encontro pretende “projetar uma pastoral transformadora, generativa, sinodal e corresponsável”.

Mais logo, pelas 18h00, no Salão Nobre da Universidade Aberta (Palácio Ceia), em Lisboa, tem lugar uma conferência sobre Edith Stein com tema: “Una buscadora de la verdad en tiempos de confusión en el mundo globalizado”. A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização e a reflexão está a cargo do professor Javier Sancho Fermín, diretor do CITeS (Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista Universidad de la Mística). A sessão conta ainda, com o comentário crítico de Guilherme d’Oliveira Martins.

Dentro de instantes, pelas 7h00, pode acompanhar na RTP2 o programa Ecclesia, hoje com o comentário à liturgia do próximo domingo a cargo do Padre João Lourenço.

Mais logo, é na Antena1 que a catequese é o tema central da edição rádio do programa Ecclesia. O padre Luís Rodrigues comenta a abertura do novo diretório da catequese à realidade das famílias.

Tenha um grande dia

Henrique Matos 




Sem comentários:

Enviar um comentário