Páginas

domingo, 15 de março de 2020

«Templos» e liturgias no ambiente digital…


Bom dia e paz e bem!!
O título desta newsletter no primeiro dia da semana soa a conhecido porque a procura continua a ser muita e a oferta também, por isso, a nossa notícia “compilação” de «templos» e liturgias no ambiente digital está a ser constantemente atualizada.
Se ainda não participou na Missa do terceiro domingo da Quaresma consulte este LINK para saber onde encontrar celebrações em direto, orações em podcast, nos meios de comunicação social, nas páginas da internet e nas redes sociais.
Vamos fazer comunidade em casa, com os nossos familiares, e na rede, uma grande Igreja realmente ligada/conectada que celebra o dom da vida enquanto combate da melhor forma o coronavírus Covid-19.
“Mesmo nesta situação e crise delicada, Deus não nos abandona, está connosco” - D. José Cordeiro.
O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade da Igreja Católica em Portugal disse que a suspensão da celebração comunitária das Missas “é uma experiência nova” mas é uma medida necessária para “guardar o bem maior”.
“Não deixamos de ter a Eucaristia celebrada e adorada mas sem a participação do povo e o exemplo vem do Papa Francisco que todos os dias permite que seja transmitida da sua residência, na capela de Santa Marta”, assinalou D. José Cordeiro à Agência ECCLESIA.

Conteúdos formativos e celebrativos online é outra oferta que vai encontrar na nossa notícia (o link ali de cima) como um “pequeno subsídio” que as Edições Salesianas criaram para as famílias portuguesas aprofundarem, nas suas casas, a Liturgia da Palavra já deste domingo.
Um pequeno subsídio” de 27 páginas com “diferentes materiais”, destinados às crianças entre os 6 e os 12 anos mas para toda a família.

Este tema também é repetido, e é mesmo verdade que já passou um ano que o Ciclone Idai devastou a Arquidiocese da Beira, em Moçambique. O arcebispo desta diocese disse que as pessoas continuam com o “desejo de olhar para a frente, mas precisam de “perspetivas de vida”, e as paróquias estão “mais vivas”.
“Uma normalidade que demora a regressar porque não há grandes recursos para poder reconstruir as casas, sobretudo do povo mais simples, mas há esta atitude de olhar para a frente”, afirmou D. Cláudio Dalla Zuanna.

Outro tema de saúde que se mantém na atualidade da sociedade portuguesa é a reflexão sobre a eutanásia e no programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, vamos conversar com José Diogo Ferreira Martins, vice-presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, a partir das 06h00.
No ‘70x7’, a partir das 18h05, na RTP 2, o lema é ‘Cáritas é Amor’, no contexto da semanal anual da Cáritas Portuguesa, que termina hoje e vamos entrevistar o presidente da instituição, Eugénio Fonseca.
Um bom domingo, estamos consigo em www.agencia.ecclesia.pt,
Carlos Borges




Sem comentários:

Enviar um comentário