Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2020

Rumo a 2022


No dia em que o Papa convidou os jovens para rumarem a Lisboa, em 2022, para a Jornada Mundial da Juventude, deixem-me começar estas linhas pelo apelo da confederação europeia da Cáritas, dirigido à à União Europeia e aos seus Estados-Membros para que encontrem “urgentemente” uma solução “humana e digna” para a situação na Grécia, depois da Turquia ter aberto as suas fronteiras.
A organização católica fala numa situação humanitária “dramática”, sublinhando que “os migrantes são pessoas em situação de vulnerabilidade”.
“Em resposta aos dramáticos desenvolvimentos na fronteira mais recentes entre a Grécia e a Turquia, a Cáritas apela a uma Europa unida na dignidade e humanidade para aliviar o sofrimento dos mais vulneráveis”, assinala uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela Cáritas Portuguesa.
Vamos à preparação da Jornada Mundial da Juventude:
“Estamos a dar passos devagar e certo, com o pé sempre no chão, para que a experiência dos jovens que venham a Portugal no verão de 2022 seja uma experiência positiva”, assim explicou o coordenador-geral para o setor logístico-operativo, D. Américo Aguiar, sobre a preparação deste evento, que tem sido feito num “processo de aprendizagem”, com o apoio do Panamá e do Vaticano.
D. Américo Aguiar anunciou que a entrega dos símbolos desta iniciativa da Igreja Católica foi adiada para 22 de novembro.
“A entrega dos símbolos, a transição de Panamá para Portugal, vai acontecer no fim de semana de 22 de novembro, quando acontece a solenidade de Cristo-Rei, de maneira que, até lá, se Deus quiser, a situação internacional de saúde pública possa estar estabilizada”, explicou D. Américo Aguiar aos jornalistas, em Fátima, onde participou na abertura dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR/IWRT).
Uma situação justificada pela epidemia do Covid 19, que tem feito adiar alguns encontros e atividades de forma a conter a contaminação do vírus.
Do Vaticano chegou o convite:
“Como destino da vossa próxima peregrinação intercontinental, em 2022, escolhi a cidade de Lisboa, capital de Portugal. De lá, nos séculos XV e XVI, inúmeros jovens, incluindo muitos missionários, partiram para terras desconhecidas a fim de partilhar a sua experiência de Jesus com outros povos e nações”, refere Francisco, numa mensagem divulgada hoje pelo Vaticano.
Neste dia em que o padre Vítor Feytor Pinto celebra 88 anos de vida publicamos uma entrevista de vida, onde se percebe a sua vivacidade e amor à Igreja.
À noite continuamos a caminhar pela primeira semana da Quaresma na companhia do padre António Pedro Monteiro que nos guia através do cheiro. A cada noite na antena 1, pelas 22h45. Se perdeu os anteriores, saiba que pode sempre que estes conteúdos ficam disponíveis no portal da Agência Ecclesia.
Encontramo-nos lá?
Tenha um excelente dia!
Lígia Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário