Páginas

sábado, 21 de setembro de 2019

Um dia em cheio

Bom dia para si neste dia de pré-outono. Na Igreja Católica, o sábado é um dia de muitas atividades e este não é exceção.
A capital italiana acolhe, de 21 a 27 de setembro, a assembleia geral da Rede Internacional da Vida Consagrada para a erradicação do Trafico de Pessoas. A irmã Júlia Bacelar, da Congregação das Irmãs Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento, vai representar Portugal neste encontro da ‘Thalitha Kum’, no 10.º aniversário da sua fundação.

Por cá, o Patriarcado de Lisboa promove os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».
No âmbito do ‘Open House Lisboa’, o arquiteto João Alves da Cunha vai fazer duas visitas guiadas ao Convento de São Domingos.
Também na capital portuguesa, o Externato Marista acolhe o festival da canção do Patriarcado, às 21h00, com o tema «Liturgia #lugardeencontro».

A equipa da pastoral juvenil da Vigararia de Leiria promove um encontro, intitulado ‘WAY – Who Are You’, entre as 15h00 e as 23h00, no seminário diocesano.
A Diocese de Beja vai reunir os católicos das diversas paróquias, serviços e movimentos num encontro de início do ano 2019/2020, a partir das 09h15, no centro pastoral do seminário. Este é um ano especial: celebra-se o 250.º aniversário da sua restauração, com o lema ‘Somos Igreja Celebrante’, num programa que vai ser apresentado este sábado.
Também hoje, a rede ‘Cuidar da Casa Comum’ vai promover um encontro para partilha e promoção de “atitudes” de “cuidado da casa comum”, entre as 11h00 e as 18h30, na Casa das Irmãs Doroteias, no Linhó.
Num dia especial para o Papa – a festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista - Francisco vai visitar a Diocese de Albano, nos arredores de Roma, para presidir a uma Missa com a população e encontrar-se com o clero local.
O atual Papa tem como lema episcopal ‘Miserando atque eligendo’, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.
Num dia em que a ECCLESIA não o acompanha em direto na rádio ou na TV, fica o convite para contemplar uma obra de arte: a Vocação de São Mateus, de Caravaggio, que pode ser encontrada na igreja de São Luís dos franceses, em Roma.

Despeço-me com votos de boas notícias e um bom dia de reflexão para quem vive na minha Madeira.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário