Páginas

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Carnaval e Quaresma, os «dois lados do excesso»?

Olá bom dia,
Antes de mais, esperamos que esteja a ter uma boa pausa de Carnaval, se for esse o caso.
Hoje convidamo-lo a uma reflexão sobre este tempo tradicionalmente de folia, que acontece mesmo antes da Quaresma, com a ajuda do padre João Goulão, diretor do Centro Universitário Padre António Vieira.
Para o sacerdote, o Entrudo “é o grande excesso do humor, da alegria, do exagero” que ajuda depois a “mergulhar num outro excesso”, da Quaresma, um convite a “ver o essencial da vida”.

Ainda sobre esta temática, recordamos uma iniciativa que está a ajudar a conhecer melhor as origens do Carnaval, destinada sobretudo para os mais novos.
São as oficinas de Carnaval que estão a decorrer no Museu Pio XII, em Braga.


No plano internacional, apesar desta hora ser de alegria o Papa não esquece o sofrimento em que vivem muitos cristãos, particularmente no Médio Oriente; e a situação da comunidade rohingya, de maioria muçulmana, perseguida em Mianmar.
Francisco aponta também os holofotes do mundo para o drama que atinge cerca de 2500 crianças, atualmente usadas como soldados em vários comflitos armados.
“Isto é uma tragédia”, frisou o Papa argentino através das redes sociais.

  1. .. um número a reter!
Mas também pela positiva, pois é esse mesmo o número de homens que dentro de dias vai fazer-se à estrada em São Miguel, nos Açores, para uma romaria em nome da fé e da solidariedade por todas as pessoas.
Porque a vida mostra que é sempre possível continuar a acreditar na humanidade!
Tenha uma excelente terça-feira,
José Carlos Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário