Páginas

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Recomeçar

Olá bom dia!
Recomeçar... Recomeçar esta partilha, em cada manhã, e recomeçar um sem número de projetos, compromissos, atividades... É nisso que se pensa, nestes dias! 
Bom seria que todos pudessem perspetivar um novo ano profissional e definir projetos educativos para os meses que aí vêm... Infelizmente, nem sempre assim acontece. Mas é possível escolher grupos para atividades lúdicas, ambientes formativos e comunidades para partilhar percursos espirituais. Há sempre algo para recomeçar!
O primeiro dia do mês de setembro remete todos os recomeços para o cuidado da casa comum. Um tema tão urgente, nestes meses, marcados pelo recomeçar das cinzas, em famílias.
Em 2015, o Papa Francisco decidiu instituir o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Um tema sempre presente nas mensagens do Papa, lembrado este ano pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana no contexto do drama dos incêndios e das consequências para os que deles foram vítimas. 
Infelizmente, os dias de julho e agosto foram mais preenchidos com relatos sobre fogos do que sobre o que se fez de novo, tando em projetos de voluntariado como formativos. E são tantos, de facto! Na Agência Ecclesia encontra a reportagem sobre a generosidade de um grupo de voluntários, em Fátima, que permite uma semana de férias para os pais com filhos portadores de deficiência; também sobre a Semana Bíblica, dos Capuchinhos; ou então a ideia de três jovens de Leiria que querem recolher 1200 meias para ajudar refugiados
Um bom número de boas notícias que fomos acompanhando em cada dia no portal da Agência Ecclesia. Tanto as que foram acontecendo por cá como pelo Vaticano, acompanhando as iniciativas do Papa Francisco, como o encontro com responsáveis judaicos da Europa, dos Estados Unidos da América e de Israel.
Boas razões para manter por perto os conteúdos da Ecclesia, também os que passam na RTP2, de segunda a sexta às 15h00 e aos domingo às 13h30 (no programa 70x7), assim como na rádio, na Antena 1, de segunda a sexta às 22h45 e aos domingos às 6h00.
Foi nesses programas que o padre Manuel Morujão falou em "feriaoterapia". Uma ideia para próximos dias de férias!
Que o primeiro dia de setembro e todos os dias sejam Dias de Oração pelo Cuidado da Criação!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário