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quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Media: Presença da Igreja nas redes sociais é uma «obrigação»


Agência Ecclesia

Foto: Arlindo Homem/Agência ECCLESIA


Presidente da Comissão Episcopal do setor inaugurou Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais

Lisboa, 28 set 2017 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais disse hoje em Lisboa que a presença da Igreja Católica nas redes sociais é uma “obrigação”.

D. João Lavrador, bispo de Angra, falava na abertura das Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais, que decorrem até sexta-feira, no Auditório da Rádio Renascença.

A iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) está centrada, este ano, na partilha de recursos e experiências no setor.
O presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media saudou a presença de convidados que são “referências” nas áreas em que trabalham, numa iniciativa que procura ter uma dimensão de formação e partilha.
D. João Lavrador falou nas exigências de “criatividade e fidelidade”, para tornar a mensagem cristã “atraente”, evocando a atenção que as redes sociais têm merecido no magistério recente da Igreja Católica.
O responsável considerou que há uma reflexão “oportuna e necessária” para implicar todos os comunicadores católicos nesta “obrigação da Igreja de usar as redes sociais e as novas tecnologias”.
Apesar das dificuldades e limitações, acrescentou o bispo de Angra, é preciso “encontrar sempre renovadas energias”, colocando maior acento na “partilha” do que na “difusão”.
O prelado apresentou quatro exigências para o trabalho da Comunicação Social: a “promoção da dignidade”, a “edificação do bem comum”, a “exigência da verdade” e a “integração comunitária”
A iniciativa decorre em Lisboa, no Auditório da Renascença Multimédia, junto à nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa, na Quinta do Bom Pastor, Benfica.
As jornadas promovem uma formação prática sobre “criatividade na produção de conteúdos” e ferramentas de partilha de informação.
Os trabalhos são transmitidos em direto na página da Agência ECCLESIA no Facebook.
As jornadas nacionais de Comunicação Social oferecem este ano particular relevo à divulgação de novos projetos editoriais e tecnológicos.
Em destaque estará uma ‘mostra multimédia’ onde os vários órgãos de comunicação da Igreja Católica inscritos no certame, vindos das várias dioceses do país, poderão dar a conhecer ao público os recursos que têm à disposição.
A abertura das jornadas, às 14h30, esteve a cargo de D. João Lavrador e do padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
O programa inclui a participação de oradores como José Manuel Fernandes e Eduardo André, do ‘Observador’; Maria João Cunha, da Renascença Multimédia; e ainda a escritora Margarida Fonseca Santos.
OC
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