Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2017

Ecologia Humana, promove e defende ecologia ambiental …

Sabemos que o ecologismo foi inicialmente definido como uma ideologia política, baseada na preocupação pelo eventual esgotamento dos recursos naturais e o futuro da vida no planeta, uma tese que, felizmente, não se confirmou…

Preocupação que promoveu o `estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que habitam `, e que levou o cientista alemão Ernest Haeckel a designá-lo em 1869, com o termo “ecologia”. O Papa Bento XVI na sua Encíclica Caritas in veritate, assinalou que a questão do ambiente está ligada ao desenvolvimento humano integral pelo que, quando na sociedade se respeita a ecologia humana, é beneficiada também a ecologia ambiental.

Para o Papa Emérito, a preocupação pelo meio ambiente é inseparável do respeito à vida do não nascido e do matrimónio concebido como a união entre o homem e a mulher. Defender o criado, exige respeitar a natureza do ser humano...

Dirigindo-se aos membros do corpo diplomático acreditado na Santa Sé, Bento XVI insistiu em que a visão do homem sustentada por pessoas e governos, tem consequências no meio ambiente. Refere que depois da queda do muro de Berlim e do derrube dos regimes materialistas e ateus, se tornou patente “o alcance das feridas profundas que um sistema económico, sem referências fundamentadas na verdade do homem, tinha infligido, não apenas à dignidade e à liberdade das pessoas e dos povos, mas também à natureza, com a contaminação da terra, das águas e do ar”.

Continuou dizendo que “a negação de Deus desfigura a liberdade da pessoa humana, ao mesmo tempo que devasta a criação. Por isso, a salvaguarda da criação não responde principalmente a uma exigência estética, mas acima de tudo a uma exigência moral, uma vez que a natureza manifesta um desígnio de amor e de verdade que nos precede e que vem de Deus”…

Estas reflexões, servem ao Papa para tirar duas implicações concretas que devem ir unidas à causa do ecologismo: o respeito pela vida humana desde a conceção até à morte natural e a defesa do casamento concebido como um vínculo estável entre um Homem e uma Mulher. 

Acerca da primeira questão, o Papa pergunta: “Como é possível separar ou apresentar como antagónicas a proteção do meio ambiente e a protecção da vida humana, incluindo a do não nascido? É no respeito à pessoa humana onde se manifesta o sentido de responsabilidade pela criação. Pois como ensina S. Tomás de Aquino, o homem representa o mais nobre do Universo”.

Em relação à segunda, Bento XVI denuncia as tentativas de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo: “As criaturas diferem umas das outras e, como prova a experiência diária, pode-se protegê-las ou causar-lhes dano através de muitas formas. Um ataque provém das leis e propostas de leis que, em nome da luta contra a discriminação, atentam contra o fundamento biológico da diferença entre os sexos”.

É por demais evidente que o discurso clarividente do Papa estendia  a mão a todos aqueles que queiram construir um ecologismo integral. Convida ao respeito pelo sentido que o Criador inscreveu na sua obra, confiando ao homem o papel de guardião e administrador responsável da criação, papel de que não deve abusar, mas também não pode abdicar.

O Papa sublinhou ainda que uma verdadeira proteção da natureza está intimamente relacionada com o respeito devido à dignidade da pessoa, o que chama “ecologia humana”. 

Assim, reconhecemos como é importante uma educação na responsabilidade ecológica que salvaguarde uma autêntica ecologia humana.

É necessário continuar a afirmar e a defender a inviolabilidade e dignidade da vida humana em todas as suas fases e condições; a missão insubstituível da Família (Pai, Mãe, Filhos...), onde se educa para o amor ao próximo e o respeito por toda a natureza.

O livro da Natureza é único, tanto sobre a vertente do ambiente como a da ética pessoal, familiar e social.

Maria Helena Marques
Prof.ª Ensino Secundário



Sem comentários:

Enviar um comentário