Páginas

sábado, 30 de setembro de 2023

«Together» - no consistório, no ecumenismo e no sínodo

Bom dia, paz e bem!
Bem-vindos a este último dia de setembro.

Hoje, amanhecemos praticamente com a criação do sétimo cardeal português do século XXI e quarto do atual pontificado.

O Papa preside, a partir das 10h00 locais (menos uma hora em Lisboa), na Praça de São Pedro no Vaticano, ao consistório para a criação de 21 cardeais, incluindo D. Américo Aguiar, bispo eleito de Setúbal. Francisco, de Lisboa à Malásia, reforça o Colégio que chega a 90 países.

“Se o Papa me chama, se me elege, significa que quer que eu dê colaboração nestas circunstâncias, que são as minhas circunstâncias, e disso não me dispensarei de fazer, com limitações, mas também com aquilo que pode ser a diversidade da presença de mais velhos e mais novos, com mais experiência” - D. Américo Aguiar, aos jornalistas, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Mais tarde, na mesma Praça de São Pedro, o Vaticano recebe uma vigília ecuménica de oração pela 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, reunindo responsáveis de várias Igrejas e cerca de 3 mil jovens, alguns de Portugal.

“Esta vigília, com momentos de silêncio, de intercessão, com cânticos meditativos, é uma marca importante para este Sínodo e para o caminho da Igreja”, disse o irmão David, o monge português da comunidade ecuménica de Taizé, à Agência ECCLESIA.

A primeira sessão XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023.

No vídeo com a intenção de oração do Papa para o mês de outubro, Francisco pediu que se reze “pelo Sínodo”, pela Igreja, “para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida”.

Em várias dioceses, paróquias, movimentos, grupos e organizações vão associar-se a esta vigília. Em Leiria, a Rede ecuménica Cuidar da Casa Comum também promove uma celebração, no seminário diocesano, no final do seu encontro anual ‘Também somos Terra’.

“Foi uma feliz coincidência o encontro acontecer na mesma data do encontro no Vaticano, e quisemos construir esta celebração em sintonia com o que é proposto em Roma e como forma de assinalar a comunhão e a partilha – o desejo subjacente ao convite do Papa Francisco”, assinalou João Luís Fontes, da comissão coordenadora da Associação R3C – Rede Cuidar da Casa Comum. Esta entrevista pode ser acompanhada no programa ECCLESIA na Antena 1, hoje, às 06h00.

No site da Agência ECCLESIA, em www.agencia.ecclesia.pt, encontra muitos outros temas, como a apresentação do programa pastoral 2023/2024 do Serviço da Juventude de Lisboa, num bar no Cais do Sodré, com vários jovens e a participação de D. Rui Valério, prestes a completar o primeiro mês como patriarca; o lema «Todos, todos, todos» que vai conduzir o novo ano pastoral da Diocese de Vila Real, com “prioridade aos jovens”; a Semana Nacional da Educação Cristã (01 a 08 de outubro), e o tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024.

Votos de um bom fim de semana, na nossa companhia, com vários pontos de reportagem, em Portugal, no Vaticano, e em Roma.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário