Páginas

terça-feira, 26 de setembro de 2023

E se fosse consigo?

Tamim Ahmadi é refugiado afegão e chegou a Portugal, juntamente com os pais e a mulher, para reconstruir a vida sem sobressaltos e em plena liberdade, mas enfrentou a dificuldade de encontrar uma habitação para viver.

A ajuda foi encontrada junto do Gabinete de Habitação do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) que, com equipas de acolhimento, acompanha pessoas migrantes e refugiadas, em situação social mais desfavorável, na busca de uma solução permanente de habitação.

Este é um trabalho difícil, testemunhado por Vasco Pessanha, que integra a equipa desta resposta, uma vez que a “realidade portuguesa sobre a habitação está complicada”, onde “ter casa é um luxo” e, na procura de casas disponíveis para integrar A REDE, recebem muitos nãos.

Esta é uma reportagem do jornalista Henrique Matos que pode encontrar na Agência Ecclesia e visionar no programa 70x7 que este domingo foi emitido.

No portal de informação encontra ainda o resultado do recenseamento da prática dominical, que indica que 84,8% da população se afirma católica, 69,4% participa na Eucaristia pelo menos uma vez por semana e, em relação a 2011, os casamentos católicos diminuíram 46,3%.

D. Américo Aguiar foi inaugurar um “tempo novo”, não ainda na diocese de Setúbal mas na ilha das Flores, local onde foi arrear a bandeira da JMJ Lisboa 2023

 “Seria muito triste querermos encerrar a Jornada num álbum de fotografias ou numa nuvem da memória do telefone; pelo contrário queremos inaugurar hoje um tempo novo para concretizar aqueles que são os desafios da Diocese de Angra e de toda a Igreja”, disse D. Américo Aguiar, este domingo, informa o portal ‘Igreja Açores’.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) divulgou o relatório sobre as suas ações no contexto da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, no âmbito do protocolo com a Fundação JMJ Lisboa 2023, “um passo inovador na história dos grandes eventos”, assinalando o quão importante seria se esta parceria inovadora se convertesse “em parte integrante da estratégia de segurança de eventos futuros em Portugal e no Mundo”.

A propósito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no próximo dia 27, analisamos a mensagem com o diretor deste serviço, o padre Miguel Neto.

O portal de informação da Agência ECCLESIA tem mais para ler, ver e ouvir. Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário