Páginas

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

As Jornadas da «Geração 2023»

Bom dia, paz e bem!!

“Queremos fazer desta marca ‘Geração 2023’ uma marca de comunicação para continuarmos a dar voz e vez aos jovens, sejam aqueles que participaram na Jornada Mundial da Juventude, sejam aqueles que se interpelaram pela Jornada” - Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA

O título desta mensagem matinal não é sobre a última edição internacional da Jornada Mundial da Juventude – a JMJ Lisboa 2023 – mas sobre as Jornadas Nacionais de Comunicação Social (JNCS), hoje e sexta-feira, dias 21 e 22 de setembro, em Fátima.

‘Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?’ é o tema das JNCS 2023, que são organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, órgão da Comissão Episcopal da Cultural, Bens Culturais e Comunicações Sociais da CEP.

“Seria muito estranho se, depois da Jornada Mundial da Juventude, tudo continuasse como antes, tanto do ponto de vista pastoral como na comunicação” - Isabel Figueiredo, diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS)

Depois da sessão de abertura, por D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal, as jornadas de comunicação começam com uma conferência do secretário do Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, monsenhor Lucio Ruiz, e terminam na manhã do dia seguinte com Diogo Belford, da agência de comunicação Cunha & Vaz.

“Já com algumas semanas de distância daquele acontecimento, creio que importa olhar para essas novas realidades que surgiram, e questionar que impulsos e caminhos se abriram para a comunicação eclesial” - D. Nuno Brás

O programa inclui dois painéis: ‘Jovens em comunicação: experiências e futuro’, hoje, entre as 17h00 e as 19h00, com a participação de colaboradores na área da comunicação de três COD (Comité Organizador Diocesano) da JMJ, do WYD Don Bosco 23, Magis e do projeto 3 Milhões de Nós.

“Um dos trunfos da comunicação é conhecermos bem o nosso terreno, o território” - Marta Esteves, COD do Porto

O segundo painel, na manhã de sexta-feira (09h45-11h00), é dedicado aos ‘Jovens em comunicação: conteúdos e canais’: o live, podcast, influencers/evangelizadores digitais, redes sociais.

“Não estamos a comunicar só para as pessoas que são católicas. Esse, se calhar, é o maior desafio: nas redes sociais, falamos para toda a gente” - Maria Teresa Seromenho, redes sociais Fundação JMJ Lisboa 2023

Ainda se pode inscrever, venha também, as JNCS começam às 14h30, na Domus Carmeli.

Mas no site da Agência ECCLESIA temos outras notícias, reportagem, entrevistas, o Programa Ecclesia, na RTP2, hoje com uma entrevista a Isabel Figueiredo (15h02), e na rádio Antena 1, esta madrugada, depois da meia-noite, foi uma conversa com a jovem missionária Beatriz Bernardo.

Votos de uma boa quinta-feira, e acompanhe-nos no seu sítio favorito www.agencia.ecclesia.pt.

Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário