Páginas

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Onde está Deus?

Sempre que acontece uma tragédia provocada pela maldade dos homens, em que morrem inocentes, sobretudo crianças, surge esta pergunta: mas onde está Deus? 

Deus retirou-se do mundo, porque o mundo não O quer. Retiram-se os crucifixos das escolas, substituem- se as férias de Natal por férias de inverno, deixa-se de ouvir nas ruas os cânticos de Natal, deixa-se de dizer até amanhã se Deus quiser- que disparate! quem quer sou eu. E então pergunta-se: Onde está Deus? Fora do mundo, porque o mundo O escorraçou.

Obviamente que Deus está onde sempre esteve: no coração dos homens que O aceitam. Deus criou o homem como um ser livre, capaz de escolher entre o bem e o mal, capaz da maior abnegação, de beijar um leproso para lhe dar carinho e de matar a sangue frio um inocentinho no seu berço, mesmo sendo o seu próprio filho.

Conta-se que Einstein, ainda estudante de filosofia, quando o professor interpelava a turma por que é que Deus, sendo Deus, tinha criado o mal, interpelou igualmente o professor:

- A escuridão existe, professor?

- Claro que existe

- Não, não existe; o que existe é a luz ou a falta dela. E o frio existe, professor?

- Com certeza.

- Pois também não existe; o que existe é o calor ou a falta dele. O mesmo se passa com o mal. O que existe é o bem ou a falta dele. E o bem é Deus. O que existe, portanto, é Deus ou a Sua falta.

E não há crimes em nome de Deus, seja qual for a religião que os pratique: são sempre crimes praticados em nome dos homens.

Cecília Rezende



1 comentário:

  1. Parabéns Srª. D. Cecília Rezende pelo artigo que escreveu. Gostei imenso e permita-me que lhe diga que sublinho integralmente tudo quanto disse. De facto Deus está no coração do Homem que quer abrir-se ao Seu Amor e só quem não quer reconhecer esta verdade afirma, nos momentos de dor e amargura, «onde está Deus?» Fá-lo ou por má fé ou pela razão que ainda não conhece minimamente Deus e a Sua infinita misericórdia, que derrama sobre todos nós Então terá de haver muitas "cecílias" como a senhora para . Continuar na senda de dar a conhecer Deus e a Sua Bondade e, quem sabe, talvez possamos ouvir estas vozes discordantes um dia dizer: "Deus está sempre connosco em todos os momentos, bons e menos bons da nossa vida". Saudações cristãs em XP.

    ResponderEliminar