Páginas

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Concluiu a XX reunião do Papa com o Conselho de Cardeais

Mais descentralização e uma consulta alargada para os candidatos a bispos

(ZENIT – Cidade do Vaticano).- A reunião XX do Santo Padre com o Conselho de Cardeais (C9) concluiu nesta quarta-feira no Vaticano. A descentralização de alguns aspetos do governo central da Igreja Católica; uma consulta mais alargada com religiosos e laicos antes da escolha de bispos, e transferir algumas faculdades dos dicastérios romanos para os bispos ou conferências episcopais, foram alguns dos temas abordados.
O indicou hoje o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, numa coletiva, precisando que “foram dedicadas a aprofundar os modos nos quais a Cúria Romana pode servir melhor às Igrejas locais”.
Por exemplo, “uma consulta mais ampla –constituída também por membros da vida consagrada e por leigos–  em relação aos candidatos propostos para nomeação episcopal. Entre outras propostas, a possibilidade de transferir algumas faculdades dos Dicastérios romanos aos bispos locais ou às Conferências episcopais, num espírito de salutar descentralização”.
Outro dos exemplos foi “transferir do Dicastério dedicado ao Clero para a Conferência Episcopal o exame e autorização: para ordenar sacerdote um diácono permanente não casado; a contrair novas núpcias um diácono permanente que ficou viúvo; a solicitação de admissão à ordenação sacerdotal de um diácono permanente que ficou viúvo”.
Os cardeais fizeram ulteriores considerações sobre vários dicastérios da Cúria, em particular, sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos.
“Estudaram e releram textos propostos a serem submetidos ao Santo Padre relacionados ao dicastério para o Diálogo Inter-religioso; o dicastério para as Igrejas Orientais; o dicastério para os Textos Legislativos e três tribunais: a Penitenciaria Apostólica, o Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana”, disse o diretor da Sala de Imprensa.
O porta-voz indicou que Cardeal George Pell fez uma atualização concernente ao trabalho da Secretaria para a Economia, por ele presidida. “Teve-se particular atenção aos passos dados no processo de planejamento dos recursos econômicos e no monitoramento dos planos financeiros para o primeiro trimestre de 2017 que substancialmente confirmaram, com poucas exceções, os dados de orçamento. Dentro em breve se iniciará o processo de orçamento para o ano 2018 e o de monitoramento para o segundo trimestre de 2017”.
Por sua vez, o prefeito da Secretaria para a Comunicação (SPC), Mons. Dario Eduardo Viganò, apresentou um relatório sobre o andamento da reforma do sistema comunicativo da Santa Sé: ilustrou o andamento econômico e administrativo da SPC, expondo seus resultados positivos.
Em seguida, explicou os projetos em fase de realização do novo sistema comunicativo, em consonância com o que foi precisado pelo Pontífice no recente discurso por ocasião da primeira plenária do dicastério.
A coletiva concluiu, indicando que a próxima reunião do Conselho de Cardeais vai se realizar nos dias  11, 12 e 13 de setembro próximo, no dia em que o Papa volta da viagem a Colombia.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário