Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2026

Um rasto de solidariedade, depois da passagem da «Kristin»

Bom dia, paz e bem!!


Foto: Lusa

“Todos reconhecemos o sofrimento físico, emocional e espiritual que esta situação tem causado. Não estão sozinhos neste momento” - D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental deixou um rasto de destruição, causou pelo menos seis mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. Leiria, por onde a tempestade entrou no território continental, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

E são várias as mensagens de solidariedade, que não se ficam apenas por palavras escritas, mas pela proximidade no terreno, pelo contacto com as pessoas, e pela recolha e doação de bens, como está a realizar a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, que criou também um Fundo de Emergência Social de Apoio às Vítimas desta tempestade.

“Cada gesto de ajuda, cada oração, cada presença amiga contribui para a reconstrução e para o alívio do sofrimento”, acrescenta o bispo de Leiria-Fátima, na sua mensagem.

Uma das mensagens mais esperadas chegou ao fim do dia desta sexta-feira, o Papa Leão XIV manifestou “o seu pesar pelas pessoas que perderam a vida, unindo-se espiritualmente à dor dos respetivos familiares”, ao saber das “graves consequências” da passagem da depressão Kristin pelo território português.

“Sentindo muito de perto a situação dos feridos, dos desalojados e de quem ficou seriamente afetado pelos enormes estragos dessa tempestade, Sua Santidade reza pelas autoridades nacionais e locais, bem como pelas instituições civis, militares e religiosas que se unem para os socorrer”, acrescenta, na mensagem assinada pelo secretário de Estado do Vaticano.

Leão XIV, súplica de Deus, para todos, “o bálsamo da solidariedade e a luz da esperança cristã”, ao conceder-lhes, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, “confortante bênção apostólica”.

No site da Agência ECCLESIA encontra muitas mais mensagens solidárias, como do bispo de Santarém, do arcebispo de Évora, do bispo de Portalegre-Castelo Branco, do capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, e da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

O Governo decretou situação de calamidade até às 23h59 deste domingo, dia 1 de fevereiro, para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Este sábado, vamos estar em reportagem em vários locais de Portugal, incluindo em Leiria, onde vai começar a Operação ‘Limpar Leiria’, mas também no II Encontro Nacional do Movimento Laudato Si, e no Encontro Cristão de Sintra 2026.
Algumas destas iniciativas/eventos, e muitas outras mais, estão na ‘agenda’ do site da Agência ECCLESIA.

Na rádio, a não perder, o Programa ECCLESIA, na Antena 1 (06h00), antecipa o Encontro sobre a Fraternidade Humana, do próximo dia 3 de fevereiro, em Coimbra. Em estúdio, o padre Adelino Ascenso, diretor da subcomissão para o Diálogo Inter-religioso, da Conferência Episcopal Portuguesa, e o sheik David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 

 


agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário