Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2026

O Ecumenismo ilumina a esperança…

Olá Bom Dia

A Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, vai acolher, hoje, a partir das 21h30, a Vigília Ecuménica Jovem 2026 que tem como tema «Iluminados pela Esperança». A iniciativa, integrada na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026, é organizada pelos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica (Patriarcado de Lisboa), Evangélica Alemã, Metodista, Presbiteriana e Lusitana (Comunhão Anglicana).

Um momento especial para aprofundar a fé que une e ajuda a caminhar juntos na esperança. “Sozinho ou em grupo, vem rezar pela unidade dos cristãos. Esperamos por ti!”, sublinha o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

A Diocese do Algarve informa também que a celebração ecuménica da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 vai realizar-se este sábado, pelas 16h00, na igreja de São Francisco, em Faro.

No Algarve, a celebração ecuménica tem sido realizada pelas diferentes Igrejas Cristãs, da diocese católica o Secretariado para o Diálogo Ecuménico e Inter-religioso, e com a colaboração com o Movimento dos Focolares.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026 decorre entre os dias 18 e 25 de janeiro, e é uma iniciativa ecuménica em que os cristãos de todo o mundo, “pertencentes a diversas tradições e confissões, reúnem-se espiritualmente em oração pela unidade da Igreja”.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Coimbra promove, este sábado, das 10h00 às 12h30, no Seminário Maior daquela cidade, um encontro intitulado «Café com Comunicação». Uma manhã informal com comunicadores da diocese para criar rede.

“É o dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores, convidamos os agentes de comunicação da nossa diocese, (clero, unidades pastorais, movimentos e secretariados) mas também todos os interessados em comunicação, para este encontro”, lê-se.

A primeira iniciativa deste secretariado tem como objetivo conhecerem-se e “perceber as realidades diversas da comunicação na diocese” e prometem ser em “ambiente informal mas muito dinâmico e de partilha”.

A diretora do secretariado, Sónia Neves, arrisca dizer que o evento será “o primeiro nó de uma vasta rede de comunicação que se quer criar, acolhendo todos os agentes de comunicação”.

Propostas para hoje…Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 

 


agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário