Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

50 anos de independência

Bom dia!

Foto Agência ECCLESIA/PR, Luanda

Angola celebrou ontem 50 anos de independência. A data motivou a organização de um Congresso da Reconciliação, promovido pela Conferência Episcopal deste país e de São Tomé e Príncipe, cujo presidente afirmou que “a paz duradoura assenta no perdão sincero e na justiça social” e que “o perdão não é esquecimento, mas a coragem de olhar para o futuro”. As declarações de D. José Manuel Imbamba foram feitas no sábado, no Culto Ecuménico, do encontro.

A poucos dias de receber um novo bispo, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco agradeceu o trabalho de D. Antonino Dias, ao longo de 17 anos de missão, recordando os momentos “mais significativos” deste ministério “por terras alentejanas, beirãs e ribatejanas”. “Os anos de ministério episcopal entre nós e connosco foram cheios de tantos momentos felizes e fecundos que deixamos ao Senhor que lhe faça chegar a alegria da merecida recompensa”, lê-se na nota dirigida ao bispo emérito.

A ordenação episcopal de D. Pedro Fernandes, novo bispo da diocese, está marcada para domingo, às 15h, na Sé de Portalegre. A celebração terá como ordenante D. José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, e como co-ordenantes D. Antonino Dias, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, e D. Teodoro Tavares, bispo da Diocese de Ponta de Pedras – Brasil.

Por Roma, o Papa Leão XIV presidiu à Missa do 125.º aniversário da dedicação da igreja de Santo Anselmo, sublinhando os desafios que que a Igreja e a sociedade enfrentam na atualidade.

As mudanças repentinas de que somos testemunhas provocam-nos e questionam-nos, suscitando problemas até agora inéditos”, referiu Leão XIV, na igreja que está confiada aos monges beneditinos, no Monte Aventino. Tradicionalmente, é daqui que o Papa parte, na Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, em procissão penitencial rumo à Basílica de Santa Sabina.

Foto: Vatican News; Padre Robert Prevost no dia da sua ordenação

Seis meses depois da eleição do Papa Leão XIV, o Vaticano divulgou um novo documentário sobre as raízes do pontífice nos Estados Unidos da América. A produção apresenta “histórias, anedotas, relatos, entrevistas, imagens dos anos” de Leão XIV no país, informa o portal online de notícias do Vaticano. ‘Leão de Chicago’ (‘Leo from Chicago’) é o título. Veja aqui o trailer!

Hoje, convido-o a assistir ao Programa ECCLESIA, pelas 15h, na RTP2, que conversa com Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações. Em destaque está a realização de um encontro nacional para debater a questão das migrações, convocado pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorre no sábado.

Desejo-lhe uma ótima quarta-feira!

Leonor João

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário