Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Uma nova (versão) Carta Ecuménica

Bom dia, paz e bem!!

“Há muitas novas vozes a serem ouvidas e histórias a serem acolhidas por meio de encontros diários e relações mais estreitas, sem esquecer a urgência de promover o diálogo, a concórdia e a fraternidade em meio ao estrondo da violência e da guerra, cujos ecos ressoam em todo o continente” - Leão XIV

O Papa recebeu os membros do Comité Conjunto da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), esta quinta-feira, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano.

“É necessário um discernimento constante e atento para cumprir o grande mandato de fazer discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, disse o Papa Leão XIV.

Os responsáveis de Igrejas Cristãs, que representam centenas de milhões de cristãos na Europa, assinaram a nova versão da «Charta Oecumenica» assumindo compromissos em defesa dos migrantes e do ambiente, entre as novidades estão capítulos dedicados à “paz e reconciliação”, à “juventude” e às “novas tecnologias”.

O documento orientador da cooperação ecuménica entre as Igrejas cristãs europeias ganhou nova redação, 24 anos depois, por ocasião do 1700.º aniversário do primeiro concílio ecuménico da história, em Niceia (325), atual Turquia.

Comprometemo-nos:

- a mudar a nossa compreensão da criação, passando da possessividade à contemplação e reconhecendo a nossa total dependência do mundo criado;

- a agir em prol de uma conversão de comportamentos a nível pessoal, eclesial, social, comunitário e político, a fim de salvaguardar e cultivar a criação;

- a agir em conjunto para um modo de vida mais justo e sustentável, mudando o nosso estilo de vida, favorecendo a moderação e a contenção no uso dos recursos que são um dom de Deus para nós e para as gerações futuras;

- apoiar as organizações eclesiásticas e as redes ecuménicas que trabalham para aprofundar o nosso conhecimento e compreensão da Criação e de como protegê-la;

- apoiar as comunidades afetadas pelo impacto das alterações climáticas, pela perda de biodiversidade e por outros efeitos da transição ambiental.

'Charta Oecumenica'

No âmbito da “Charta Oecumenica” recebemos o presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, Igreja Católica, e a pastora Miriam Lopes, da Igreja Presbiteriana, no Programa ECCLESIA.

“Não é só uma reflexão sobre o ideal da vida e da convivência, sobretudo nesta Europa, porque é um documento que se refere à Europa, mas a pensar que nós precisamos de fazer alguma coisa, precisamos de passar mais à ação”, disse D. Armando Esteves Domingues.

A COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, começa na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, na cidade brasileira de Belém, no Pará. Conheça aqui 5 apelos das organizações portuguesas ZERO e Oikos.

É o Dia Internacional da Preguiça (não é o animal), mas não se esqueça de acompanhar este dia informativo em www.agencia.ecclesia.pt, e no Programa ECCLESIA, na RTP2, pelas 15h00. Uma boa sexta-feira!!

Cumprimentos,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário