Páginas

domingo, 21 de junho de 2020

«Nos refugiados e deslocados está presente Jesus» – Papa Francisco

Bom dia e paz e bem!!

Regresso ao tema da newsletter de ontem – o Dia Mundial do Refugiado – com novos apelos e pedidos de mais solidariedade, abertura de fronteiras e acolhimento.

O Papa Francisco também assinalou este dia, criado pela ONU no ano 2000, com uma mensagem na conta ‘@pontifex’, na rede social Twitter.

 

Um bom exemplo, são os Missionários da Consolata que acolheram um terceiro jovem refugiado da Nigéria na sua comunidade do Cacém, no Patriarcado de Lisboa. Vidas que dão e estão em destaque no nosso site.

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) reafirmaram que a “verdadeira ‘crise dos refugiados’” está “nos países terceiros de conflito”, e não na Europa.

A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre alertou para o “agravamento da situação humanitária” em África, nomeadamente na região subsaariana, com com “4,6 milhões de novos deslocados” por causa da atividade crescente de grupos jihadistas.

Segundo números do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) existem cerca de 80 milhões de pessoas em fuga de suas casas e países, 1% da população mundial.

A Igreja Católica assinala o Dia Mundial do Migrante e Refugiado a 27 de setembro, este ano com o tema ‘Forçados, como Jesus Cristo, a fugir’. E já esta semana o Papa Francisco pediu o fim de “medos e preconceitos” em relação aos migrantes.

 

O Papa Francisco recebeu em audiência médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, sacerdotes e consagrados da Lombardia que foram “artesãos da cultura da proximidade e da ternura”, em representação de uma das regiões mais afetadas pelo Covid-19 na Itália.

“Vocês foram os pilares que sustentaram todo um país. Expresso a minha estima e sinceros agradecimentos a vocês, aqui presentes, e a seus colegas da Itália. Tenho certeza que, assim, interpreto os sentimentos de todos.”

O domingo começa cedo, com a transmissão do programa Ecclesia, na rádio Antena 1, pelas 06h07, hoje dedicado às ‘Conversas na Ecclesia’, uma iniciativa que nasceu durante o confinamento; De tarde, chega o programa ‘70x7’, com uma entrevista ao novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, às 17h48, na RTP2.

Votos de um bom domingo,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário