Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Um arcebispo de Suava e outro de Évora

Olá bom dia!
Foi uma terça-feira cheia de notícias: dois arcebispos portugueses nomeados pelo Papa Francisco, a inauguração de uma exposição sobre a Rota das Catedrais e um primeiro-ministro proto-cónego, em Roma.
Os arcebispos são de Suava e de Évora. O primeiro é o padre José Tolentino Mendonça, escolha do Papa para arquivista e bibliotecário do Vaticano. Um gesto muito significativo de como a mais antiga Biblioteca do mundo é entregue a alguém com rara capacidade de projetar futuro. A opinião é do professor da UCP Mendo Castro Henriques, a que temos de juntar a do presidente da República, do ministro da Cultura, do bispo do Funchal e do cardeal-patriarca de Lisboa, assim como da UCP e da Conferência Episcopal Portuguesa. Quando ao escolhido, assume a intenção de "servir a Igreja na cultura".
Felicidades, caro D. José Tolentino Mendonça! (Já agora, sabe onde fica Suava? A Agência ECCLESIA diz-lhe).
O outro arcebispo português nomeado pelo Papa é D. Francisco Senra Coelho e vai para uma arquidiocese bem conhecida, Évora, onde quer continuar a dar protagonismo aos leigos.  Ao deixar a região, D. José Alves expressa um "forte sentimento de gratidão".
Votos de fecundo trabalho pastoral, D. Francisco Senra Coelho!
Em Roma, um presidente tomou posse como proto-cónego. Trata-se de Emmanuel Macron e na Agência ECCLESIA dizemos-lhe porque assim acontece.
Passe pelo nosso portal e saiba também como vai decorrer o próximo «Clericus Cup», o torneio nacional de futsal de padres; quem foi a mais recente família a receber uma casa recuperada pela Cáritas; e a obra que dá a conhecer o "Cardeal de Fátima", editada pela Paulus. Ao longo deste dia, vai também poder ver a exposição sobre o projeto Rota das Catedrais.
Votos de um excelente dia!
Paulo Rocha



Sem comentários:

Enviar um comentário