Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2018

São Pedro e o Vaticano em festa

Bom dia a si que nos acompanha nesta sexta-feira de São Pedro (e são Paulo)!
O quinto consistório do atual pontificado foi um dia de muita emoção para a Igreja Católica em Portugal, com a criação de um novo cardeal, D. António Marto. Há muito para ler na ECCLESIA: a conferência de imprensa do bispo de Leiria-Fátima, a homilia do Papa, a imposição do barrete e as reações na sessão de cumprimentos ao novo cardeal. São momentos que vai gostar de reviver, também com a ajuda do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=05QL4NPR7Sk

Após o Consistório, os novos cardeais, acompanhados por Francisco, foram cumprimentar o Papa emérito Bento XVI, com quem rezaram, no Mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, onde este reside.

Hoje é um dia especial em Roma, com a celebração dos Apóstolos Pedro e Paulo, as colunas da Igreja Católica. Como habitualmente, os arcebispos metropolitas recebem o pálio e este ano há uma referência a Portugal, também: o novo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, vai receber a 2 de setembro o pálio abençoado pelo Papa Francisco, insígnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica.
A faixa de lã branca, com seis cruzes negras de seda, é recebida hoje na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelo núncio apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, que a vai depois impor ao arcebispo de Évora, aquando da sua entrada solene.

A FEC (Fundação Fé e Cooperação) e o Instituto Marquês de Valle Flôr organizam hoje o seminário «Reflexão e Ação para o Desenvolvimento Global», entre as 09h30 e as 18h00, na Fundação Cidade de Lisboa.

Pelas 15h00, hoje não há Campeonato do Mundo (sem equipas africanas e só uma da Ásia), por isso não perca o programa ECCLESIA na RTP2; pelas 22h45, estamos na Antena 1 da rádio pública.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre. E um feliz São Pedro (e São Paulo)!
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário