Páginas

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Saber escrever

Quando a humanidade começou a pôr por escrito as máximas dos seus sábios, os códigos que compilavam os costumes e as leis, os relatos dos acontecimentos em que se tinha forjado cada povo… nasceu a escrita e a leitura. Até aí a cultura – cultivo da alma – só se escutava. Porém, para escutar e dialogar de verdade, torna-se necessário escrever e ler. A memória da humanidade é hoje a palavra escrita, o livro ou a carta que esperam o diálogo com um leitor.

A língua falada é distinta de língua escrita, quando conversamos com alguém temos um leque de ajudas não-verbais – movimentos corporais, tons de voz e expressões faciais - que ajudam o nosso interlocutor a entender a mensagem que queremos passar. No discurso escrito temos que utilizar outras ferramentas que possam substituir essas ajudas não-verbais, por isso saber fazê-lo com mestria é fundamental.

«Saber Escrever», é um livro da autoria de Cecília Rezende (ceciliarezende39@gmail.com), recentemente lançado no mercado pela Edições Vieira da Silva, que nos ensina a fazer essa distinção, é um Manual de escrita que nos ajuda a dominar a redação da Língua Portuguesa, da frase ao texto. Começando por nos introduzir na construção correcta de uma frase simples, vai-nos guiando na elaboração de textos de maior complexidade: da frase simples passa para a construção da frase complexa, depois para a construção de um resumo, de um reconto, do desenvolvimento de um tema, até chegar à elaboração de uma síntese de vários textos. Analisa de modo aprofundado as diferenças entre a língua escrita e a língua falada, acentuando os processos específicos da língua escrita que substituem os movimentos corporais, os tons de voz, os gestos que, na fala, ajudam o nosso interlocutor a entender a mensagem que queremos transmitir.

A quem se destina? A todo o público escolar que se vê muitas vezes sozinho perante a obrigação de escrever um texto sem saber como fazer. Aos professores, porque lhes proporciona todo um material teórico seguido de exercícios da aplicação, facilitando-lhes o seu trabalho de ensino/aprendizagem. E, também, mas não menos importante, aos pais e avós que desejam ajudar os filhos nos exercícios de escrita e não dispõem de um guia que os auxiliem.

O «Saber Escrever» não é uma gramática maçuda, mas é um livro que foi feito com carinho, dedicação e com um conhecimento fruto de muitos anos de estudo, que nos introduz no mundo fascinante da língua portuguesa. Por tudo isto o «Saber Escrever» torna-se uma obra essencial na estante de qualquer pessoa, esteja a iniciar a sua aprendizagem, frequente a universidade ou simplesmente como consulta de dúvidas que todos temos.

Maria Susana Mexia



Sem comentários:

Enviar um comentário