Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

O apelo do Papa à «não violência» e a festa da Imaculada em Portugal

Bom dia,

A Solenidade da Imaculada Conceição marcou o ritmo da Igreja Católica neste início de semana. Em Roma, o Papa Leão XIV cumpriu a tradição e deslocou-se à Praça de Espanha, onde deixou um apelo vibrante: num mundo marcado por conflitos, é urgente educar para a “não violência” e aprender a “arte da reconciliação”.

Antes, na recitação do ângelus, destacou o exemplo de Maria, lembrando que Deus propõe os seus dons, mas deixa-nos sempre a liberdade de dizer "Sim".

Em Portugal, de Fátima aos Açores, passando por Vila Viçosa, os bispos diocesanos aproveitaram a festa da Padroeira para deixar alertas sobre a identidade, a paz, a esperança e a proteção da vida.

  • Fátima: D. José Ornelas destacou a "força das mães" e pediu políticas de mais apoio para a maternidade. [Ler mais]
  • Vila Viçosa: No Solar da Padroeira, D. Francisco Senra Coelho rezou pela paz e abraçou os mais frágeis. [Ler mais]
  • Lisboa: D. Rui Valério apontou a Imaculada Conceição como a garantia de que a natureza humana é "capaz de Deus". [Ler mais]
  • Angra: D. Armando Esteves Domingues alertou que a "diluição espiritual" leva à perda de identidade dos povos. [Ler mais]
  • Viseu: D. António Luciano apresentou Maria como "sinal de luz e esperança" para uma humanidade ferida. [Ler mais]

Hoje, na RTP2 (15h00), o Programa ECCLESIA destaca a iniciativa que une escuteiros de todo o mundo. Nascida nos anos 80, a Luz da Paz de Belém procura criar laços comunitários através de gestos de bondade. Este ano, a Cerimónia Nacional da Partilha decorre em Aveiro e conta com a participação do Conselho Português de Igrejas Cristãs.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário