Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Nas crises, a Igreja tem de manter a chama acesa...

A sua ação não pode parar, nem os seus serviços se podem interromper.... A comunicação da Igreja tem, nos momentos de crise social, de alargar a sua ação e ser ainda mais eficaz... Foi este o desafio deixado pelo Padre José Gabriel Vera, nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social que ontem arrancaram em Fátima e também nas plataformas digitais. O secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal de Espanha falou da experiência da Igreja católica no país vizinho durante a pandemia, sublinhando muitas experiências positivas e interpelações que não podem ser esquecidas no futuro.
Já na abertura dos trabalhos, D. João Lavrador tinha alertado para as “ruturas comunitárias”, que importa superar no futuro imediato. O Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais lembrou que compete aos comunicadores “afastar o medo e restabelecer os laços sociais”.
Zoom In/Zoom Out – Confinamentos e comunicação é o tema destas Jornadas cujos trabalhos continuam esta manhã com um conjunto de cinco intervenções de vários especialistas, a partir de cinco verbos: incluir, apoiar, aprender, conhecer e aproximar”.
A conferência final vai ser proferida pelo diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, o professor Nelson Ribeiro, partindo de uma frase do Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021, “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Ainda em Fátima, mais logo, começa o retiro espiritual ‘Do coração de Maria ao coração de Cristo. Um itinerário para a cristificação da vida’. A iniciativa que termina no domingo, é promovida pelo Santuário de Fátima e decorre na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Mais acima, na Diocese de Aveiro, termina hoje a “Semana com Saúde” que decorreu na Paróquia da Costa Nova do Prado. Uma forma de preparar a festa de Nossa Senhora da Saúde, através de várias conferências onde a temática da saúde está no centro. Hoje, pelas 21h00, o Diácono José Carlos aborda o tema de encerramento “O cuidado de Maria na fragilidade dos seus filhos.

Pelas 15h00 na RTP2 o programa Ecclesia antecipa já o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Em estúdio vai estar Eugénia Quaresma que é a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações. Uma análise que não deixa de fora a liturgia do próximo domingo.
Mais tarde, o regresso à escola, inspira a edição rádio do programa Ecclesia. É pelas 22h45 na Antena1.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário