Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Católica abre hoje as portas da medicina

É hoje inaugurada a nova Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Irá funcionar no Campus de Sintra da UCP, próximo do parque tecnológico do Tagus Park, num moderno edifício dotado de condições de estudo e de uma vasta área dedicada à investigação. A cerimónia de inauguração contará com a presença do Primeiro Ministro António Costa e do Ministro da Ciência e Ensino Superior Manuel Heitor. Em nota enviada à Agência Ecclesia, a UCP informa que este Mestrado Integrado em Medicina irá “contribuir para a inovação da medicina em Portugal, através dos três pilares base: ensino, investigação e clínica”. A UCP afirma que, com este projeto, quer "formar profissionais de excelência, com elevado sentido ético e de responsabilidade social, capazes de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, inspirados pela missão de trabalhar para o bem comum”.


Foto: Lusa/EPA

Em Bratislava, Francisco lembrou que a União Europeia tem de olhar para lá do “lucro”, no pós-pandemia, sublinhando necessidade de solidariedade e fraternidade na aplicação dos Planos de Recuperação.
“Corre-se o risco de se deixar levar pela pressa e a sedução do lucro, gerando uma euforia passageira que, em vez de unir, divide. Além disso, num mundo onde todos estamos interligados, onde todos habitamos uma terra do meio, a mera recuperação económica não é suficiente”, declarou o Papa no Palácio Presidencial da Eslováquia.
Num encontro com bispos, sacerdotes, religiosas e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral de São Martinho, o Papa criticou também a “religiosidade rígida” que retira a liberdade aos crentes, pedindo que a Igreja Católica seja sinal de “liberdade e acolhimento”.

Hoje em Fátima, reune o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa. Trata-se do órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.
Espera-se que ao início da tarde, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, se reúna com os jornalistas para partilhar os assuntos debatidos no Conselho Permanente.

Na RTP2 o programa Ecclesia começa pelas 15h00 e mais tarde, pelas 22h45 na Antena1, pode escutar a sua edição rádio.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário