Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Será verdade?

Notícias falsas, sabe o que é? O conceito de «Fake News» entrou no léxico contemporâneo. Trata-se de informação falsa, distribuída de forma tendenciosa que ganha uma grande repercussão nas redes sociais. A sua proliferação apela a uma maior consciência na redação e na redistribuição da informação.
 A Igreja não quer ficar à margem deste debate e a mensagem que hoje vai ser tornada pública, escrita pelo Papa Francisco para o 52ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, versa precisamente sobre a as “notícias falsas e o jornalismo de paz”.
“A Igreja quer oferecer um contributo, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media”, avisava em setembro último, a Secretaria para a Comunicação do Vaticano, anunciando o texto «A verdade vos tornará livres » (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz».
Hoje conhecemos esta mensagem e amanhã o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais promove um debate aberto com quatro conferencistas, a decorrer no auditório da Rádio Renascença, a partir das 17h30.
Hoje ainda as populações de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera vão ser visitadas pela Comissão para a Pastoral Social do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE). Quer este organismo inteirar-se do trabalho que está a ser feito nos locais. A acompanhar esta deslocação estará o secretário da Comissão, o padre Duarte da Cunha, ele que é secretário do CCEE.
Esta tarde pode visionar a apresentação da segunda temporada do Minuto Youtcat, um vídeo que apresenta os conteúdos essenciais do Catecismo da Igreja católica num formato, como enunciado, reduzido. A responsabilidade é da Paulus editora e será o sacerdote José André, diretor editorial, que nos vai falar sobre esta iniciativa.
Na semana do Oitavário de Oração pela Unidade dos cristãos o programa de rádio continua a propor o encontro entre duas vozes: Tiago Cavaco e João Luís Fontes conversam esta noite sobre a importância da semana ecuménica e olham para a celebração que junta as Igrejas cristãs. Se não puder acompanhar na antena 1, neste link encontra o que de mais importante foi analisado pelos dois convidados.
Mas fica muito mais por descobrir na página da Agência Ecclesia em www.agencia.ecclesia.pt
Encontramo-nos por lá?
Tenha um excelente dia.
Lígia Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário