Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Papa no «pulmão do mundo»

Olá bom dia,
Hoje seguimos o Papa numa incursão ao coração da Amazónia, no Peru, onde vai encontrar-se com milhares de indígenas de vários países da América do Sul, que são atravessados por aquele que é considerado o “pulmão do mundo”.
Com esta cimeira, integrada na visita que Francisco está a realizar ao Chile e ao Peru, ensaia-se também o Sínodo que o Papa argentino quer dedicar à Amazónia, e aos seus desafios ambientais, sociais e culturais dos seus povos, em 2019.
A agenda da visita apostólica do Papa à América Latina tem sido marcada por vários gestos importantes, como o pedido de perdão pelos abusos sexuais cometidos pelo clero chileno contra crianças, e o apelo à paz e à esperança no território.
Deste último dia ficou a deslocação à cidade mineira de Iquique, um território marcado pela austeridade do deserto de Atacama e pelo rigor dos Andes.
Mas também pela hospitalidade de um povo humilde mas “que sabe o que é fazer a festa”.
De saída, recordo que esta sexta-feira marca o segundo dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
A iniciativa está em destaque com diversos testemunhos e entrevistas nas emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública no domingo, dia 21, às 06h00, e durante a semana, entre 22 e 26 de janeiro, pelas 22h45.
Uma excelente semana,
José Carlos Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário