Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Mais ambição precisa-se!

Na véspera da Cimeira social da União Europeia, que vai decorrer amanhã no Porto, a Cáritas Europa e o Parlamento Europeu lançaram um manifesto em defesa das crianças, desafiando os responsáveis comunitários a uma maior “ambição” na luta contra a pobreza infantil.

A posição conjunta apela a que o Conselho da UE e os seus Estados-Membros “sejam ambiciosos na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, assumido a proteção das crianças como “uma questão prioritária”.

A Cimeira social quer aprovar um programa com medidas concretas para executar o Pilar Social Europeu, texto não vinculativo de 20 princípios que visa promover os direitos sociais na Europa e aprovado em Gotemburgo (Suécia), em novembro de 2017, e quer assumir o objetivo de tirar 5 milhões de crianças da pobreza até 2030, mas os signatários do ‘Manifesto sobre Pobreza Infantil e Exclusão Social na EU” consideram que esse objetivo “não é suficiente” e os líderes comunitários “devem ser mais ambiciosos”.

Recorde-se que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e coordenador da Comissão que está a elaborar a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, afirmou em entrevista que as políticas públicas para acabar com a pobreza deveriam ter como foco as crianças.

Na preparação da primeira grande peregrinação do ano, o Santuário de Fátima informou do limite de peregrinos que poderão estar presentes nas cerimónias no recinto. Serão 7500 os que poderão estar e preencher os círculos desenhados e que permitem a garantia da distância de segurança.  

“Em articulação com as autoridades de saúde, como sempre fez, o Santuário garantirá uma vez mais o acolhimento dos peregrinos, em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos”, indica uma nota da instituição, enviada à Agência ECCLESIA.

A peregrinação tem como tema “Louvai o Senhor, que levanta os Fracos” e será presidida pelo cardeal português D. José Tolentino Mendonça.

Na Antena 1, pelas 22h45, continuamos a propor-lhe a vivência das celebrações em torno do Espírito Santo, nos Açores, programas que pode também acompanhar através do portal de informação da Agência Ecclesia, onde encontra sempre mais para ler, ver e ouvir.

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário